Menu
Busca sexta, 16 de abril de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
32ºmax
20ºmin
Agricultura

Previsão de clima seco liga alerta no campo para reta final da segunda safra de milho

Após atraso no plantio, produtores dependem de chuvas acima da média em abril e maio para evitar perdas significativas

06 abril 2021 - 09h10Por Reuters | Revista Globo Rural
Previsão de clima seco liga alerta no campo para reta final da segunda safra de milho

A expectativa de que um clima mais seco deve atingir o centro-sul do Brasil nas próximas semanas já preocupa os produtores de milho segunda safra 2020/21, que dependem de chuvas acima da média em abril e maio para evitar perdas significativas, após o plantio feito com atraso.

Neste momento, com a semeadura do cereal encerrada, os agricultores estão concentrados nos efeitos do clima sobre o desenvolvimento das lavouras.

"A umidade do solo ainda é suficiente na maior parte das áreas produtoras, mas a previsão de tempo seco nas próximas duas semanas (e de muito calor em alguns pontos) preocupa, especialmente quem já tem lavouras em fase reprodutiva - poucas ainda, já que a safra foi semeada com atraso", informou, em nota, a AgRural.

A consultoria ainda ressaltou que a safra se desenvolve com umidade adequada em Goiás e em parte de Mato Grosso, Estados que têm mais chuvas previstas para esta semana.

Baseada em linhas de tendência, a AgRural projeta 80,1 milhões de toneladas para a segunda safra de milho nesta temporada.

Em breve, esta estimativa será substituída por uma nova projeção que levará em conta as condições das lavouras em cada Estado produtor e os indicativos de produtividade.