Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Mercado agrícola

Preços da soja reagem e voltam a subir no mercado interno

Mercado do milho também sofre alterações com demanda internacional aquecida

17 outubro 2022 - 11h21Por Cepea
Preços da soja reagem e voltam a subir no mercado interno

Os preços da soja voltaram a subir no mercado interno na semana passada. Pesquisadores do Cepea indicam que o impulso veio das frequentes chuvas nas principais áreas de cultivo da oleaginosa no Brasil, que têm interrompido os trabalhos de campo – no Paraná, alguns agentes já indicam necessidade de replantio em parte das áreas do oeste e sudoeste do estado.

Além disso, as valorizações nos contratos futuros externos também reforçaram o movimento de alta nos preços no Brasil. Neste caso, o avanço internacional esteve atrelado a estimativas indicando menor oferta de soja no Estados Unidos. 

Milho
A demanda internacional pelo cereal brasileiro esteve mais aquecida ao longo da semana passada, cenário que elevou os preços nos portos e, consequentemente, no mercado interno. Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento da demanda externa está atrelado principalmente às preocupações com a escalada no conflito entre Rússia e Ucrânia, que poderia atrapalhar as exportações de grãos pelo Mar Negro, e também à colheita nos Estados Unidos, que ainda segue em ritmo inferior ao registrado na temporada passada.

No Brasil, consumidores ainda não apresentaram interesse tão ativo no interior do País frente ao registrado no corredor da exportação – boa parte destes demandantes está atenta ao andamento da safra verão e aos estoques de passagem confortáveis da atual safra. Já produtores voltaram as atenções aos maiores valores praticados nos portos, limitando as vendas de grandes volumes no spot nacional.