Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Pesquisadores criam a Sociedade de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

12 junho 2018 - 00h00Por Embrapa

Durante a realização do 2º Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, em Rondonópolis (MT), pesquisadores de universidades de todo o país e da Embrapa fundaram a Sociedade Brasileira de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SBSipa).

A proposta começou a ser discutida em 2017, durante a primeira edição do congresso, em Maringá (PR). Ao longo de um ano trabalhou-se em um modelo de estatuto, que foi apresentado em uma reunião no evento mato-grossense. Neste encontro também se definiu e foi empossada a primeira diretoria.
 
“A sociedade deveria ter uma abrangência nacional, tinha que ter envolvimento da Embrapa, das universidade e de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil”, esclarece o professor da UFMT campus Rondonópolis e vice-presidente da Sociedade, Edicarlos Damacena. Nesta primeira gestão a Sociedade será presidida pelo professor Paulo Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
De acordo com Edicarlos, ao longo deste ano o trabalho da diretoria será o de criar o CNPJ da Sociedade, finalizar o estatuto e dar início ao processo de associação dos interessados. A primeira assembleia será realizada em 2019, durante a terceira edição do Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento será realizado no estado de São Paulo, ou em Botucatu, ou em Presidente Prudente e será organizado conjuntamente pela Unesp e Unoeste.
 
“Nós passamos no congresso uma lista de interesse de associados. Então já temos uma lista de pessoas interessadas. E criamos um e-mail para que as pessoas interessadas possam enviar uma mensagem demonstrando o interesse na associação, que é o [email protected]”, explica o vice-presidente da SB Sipa.
 
Confira abaixo os integrantes da primeira gestão da Sociedade:
 
Presidente – Paulo Carvalho – UFRGS
 
Vice-presidente – Edicarlos Damacena – UFMT – Campus Rondonópolis
 
Segundo vice-presidente – Aníbal de Moraes – UFPR
 
Diretor financeiro – Carlos Alexandre Crusciol – Unesp
 
Diretor financeiro adjunto – Edemar Moro – Unoeste
 
Secretária-executiva – Tangriani Assmann - UTFPR
 
Secretário-executivo ajunto – Elir de Oliveira – Iapar
 
Diretor técnico-científico – Bruno Pedreira – Embrapa Agrosilvipastoril
 
Diretor técnico-científico adjunto – André do Amaral – Embrapa Solos
 
Diretora de comunicação e marketing – Francine Damian - UFMT – Campus Rondonópolis
 
Diretor adjunto de comunicação e marketing - Marco Aurélio Carneiro - Ufla