Menu
Busca segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
23ºmin
PALAVRA DE ESPECIALISTA

Pesquisadora da Embrapa dá dicas para plantio de qualidade de soja

Escolha da melhor cultivar e aplicativo que indica período adequado de semeadura estão entre as recomendações

15 outubro 2021 - 11h22Por Canal Rural

Aguardar chuva uniforme para iniciar um plantio de soja de qualidade e, caso o solo tenha menor fertilidade, optar por cultivares mais rústicas, que se adaptam melhor a este terreno, são algumas das recomendações dadas pela pesquisadora da Embrapa Soja, Divania de Lima.

“Estimamos que a área plantada de soja seja de mais de 39 milhões de hectares, quase 40 [na safra 21/22]. Costumamos dizer que hoje se planta soja do Oiapoque ao Chuí e a distribuição de chuvas não é uniforme”, define.

Divania destaca o aplicativo Plantio Certo, ferramenta que informa ao agricultor a indicação do melhor período para efetuar a semeadura da soja de acordo com o município e estado onde mora, considerando o grupo de maturidade da cultivar.

“Quando pensamos no plantio, temos de considerar uma série de fatores. O primeiro é uma umidade do solo adequada, assim como máquinas bem reguladas, a cultivar ideal para a região e época e todas as técnicas recomendadas”, conta.

A pesquisadora ainda salienta que a escolha da cultivar faz parte de todo o planejamento e o produtor precisa ter em mente o que vai plantar depois da soja. “Vai plantar algodão, milho, cevada? Com base no que vai ser plantado posteriormente, se deve escolher a cultivar que melhor se adequa para a região tanto em termos de ciclo como de características. Tem cultivares que crescem muito, então se há previsão de El Niño, com muitas chuvas, o ideal é evitá-las. [Nesta safra] temos previsão de La Niña, então o melhor é se procurar cultivar com um porte um pouco maior, que cresça mais, que seja mais produtiva, que engalhe. Todas essas características e informações são fornecidas pelo obtentor”, explica.