Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
Notícias

Perigo de incêndios florestais aumenta em Mato Grosso do Sul

20 junho 2016 - 00h00Por Paulo Cardoso Comunicações

Assim como as formigas, pragas e doenças, os incêndios floretais têm sido a grande preocupação de empresas florestais e dos produtores rurais em Mato Grosso do Sul. O aumento substancial da área plantada de eucaliptos, que chegou em 2015 a 924 mil  hectares, tem elevado este risco que antes era limitado a pastagens e à mata nativa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2015 foram registrados 5.309 focos de incêndio em todo estado de Mato Grosso do Sul. O ano de 2016 começou com dados animadores, do início deste ano até o último dia 05 de maio, o estado registrou 13% a menos de focos de calor com relação ao mesmo período do ano passado.

Para minimizar o problema, a Reflore lançou mês passado a campanha de prevenção a incêndios florestais em todo o estado. Segundo o presidente da instituição, Moacir Reis, “o objetivo da campanha é diminuir diretamente o número de focos de incêndios, promover a união dos segmentos do campo e desenvolver os estados com atrativos preventivos para as indústrias e empresas”. A campanha é definida através de veiculação de mídias e ações simultâneas. Os municípios próximos e envolvidos em áreas consideradas de risco são os parceiros educacionais.

Pensando neste problema o Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural e a Paulo Cardoso Comunicações acabam de incluir o tema FOGO no evento do Programa Mais Floresta que vai acontecer no próximo dia 21 de junho, a partir das 8h da manhã, no Parque de Exposições de Três Lagoas durante a ExpoTrês 2016. O tema do evento passou a se chamar Como Proteger Sua Floresta – fogo, formigas, pragas e doenças. As incrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do evento: www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta.

 Pela manhã serão realizadas as palestras, logo depois o Bate Papo de Negócios, uma rodada em que produtores rurais, participantes e empresas podem se reunir para trocar informações e fazer bons negócios, logo após, no início da tarde será realizado o dia de campo numa fazenda próxima da Eldorado Brasil, onde tudo o que foi falado pela manhã será demonstrado no campo.