Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

País fecha entendimento com a UE para exportar mais

28 julho 2016 - 00h00Por Mapa

O Brasil fechou acordo com a União Europeia (UE) para aumentar as cotas de importação de carne de frango e de peru in natura (fresca e congelada) e açúcar, o que beneficiará as exportações brasileiras. Essa alteração é uma compensação pela entrada da Croácia no bloco europeu, já que as condições de acesso ao mercado croata eram mais favoráveis ao Brasil.

A exportação de carne de frango será acrescida de 4.766 toneladas e de peru, de 610 toneladas, com tarifa zero dentro do limite da cota. Já o açúcar será beneficiado com duas cotas, uma destinada aos produtores da Região Nordeste que terá um acréscimo de 78 mil toneladas. A outra cota é de 36 mil toneladas, volume que poderá ser utilizado pelo Brasil ou por qualquer país exportador de açúcar.

Mesmo com o acordo assinado, ainda há um caminho a ser percorrido para que os exportadores brasileiros se beneficiem dessas novas cotas. “O processo dentro da União Europeia é longo, tendo que passar inclusive pela aprovação do Parlamento Europeu”, ressaltou o adido agrícola Luís Henrique Barbosa da Silva, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Organização Mundial do Comércio, com sede em Genebra.