Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
28º
Notícias

Osmar Bastos: 25 anos de jornalismo

15 agosto 2009 - 00h00

Osmar Bastos, veterinário há 30 anos e ícone do jornalismo rural em Mato Grosso do Sul, completa agora 25 anos na área de comunicação. Além de médico veterinário, jornalista e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), Osmar carrega há mais de duas décadas, a luta pela criação do Parque Zoobotânico. O veterinário e comunicador pretende, agora, conquistar a reeleição do CRMV. Quando se trata da comunicação, Osmar enfatiza que “o jornalismo é uma grande realização ”. Ele conta que poder trabalhar os seus conhecimentos em medicina veterinária e zootecnia através do jornalismo é uma grande realização e satisfação, não só profissional, mas principalmente pessoal.

Osmar conta que tudo começou há mais de 30 anos quando, em 1976, iniciou sua vida acadêmica em uma universidade de São Paulo, no curso de Medicina Veterinária. Osmar Bastos se mudou para Campo Grande quando foi convidado a ministrar aulas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde permanece até hoje, completando mais de três décadas de profissão. “Sou filho e pai de veterinários. A profissão tem se tornado tradição na família”, comenta.

O veterinário e jornalista conta que o seu contato com a imprensa começou quando ele intermediava entrevistas com especialistas. A partir daí passou de intermediador a entrevistador, e para os estúdios da TV foi um passo. “Comecei com alguns pilotos de programas para a Rede Globo, inclusive o programa “Nosso Campo”, de minha idealização, está há mais de 10 anos no ar na TV TEM”. Recentemente, Osmar está na TV MS, filiada à Rede Record de televisão. Na emissora ele apresenta o programa Record Rural, junto com a jornalista Carmem Cestari. O

smar acredita na importância de uma especialização dentro do jornalismo.”Algumas áreas do jornalismo necessitam de especialistas sobre determinados assuntos e eu acredito que estou contribuindo para isso com informações mais aprofundadas, linguagem adequada para o profissional e homem campeiro”, explica e ainda ressalta - “nós, jornalistas e profissionais do campo, precisamos mostrar ainda mais a potencialidade do nosso Estado”.

Entre tantas atividades, Osmar Bastos concorre agora, à reeleição do CRMV. E tratando de planos e de um futuro um pouco mais distante, Osmar manifesta sua vontade em se aposentar como professor, mas é convicto em dizer que não pretende abandonar a sua contribuição para o jornalismo do Estado.