Menu
Busca sábado, 27 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

Novo abacaxizeiro é resistente a pragas e menos ácido

13 janeiro 2010 - 00h00Por Globo Rural

Será divulgado na quinta-feira (14/01), uma nova cultivar de abacaxi, que produz frutos vigorosos e resistentes à principal praga que afeta a espécie, a fusariose (ou gomose). A planta foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

"A nova cultivar poderá substituir com vantagem as cultivares comerciais em uso atualmente", afirmam os pesquisadores Ademar Spironello e Walter José Siqueira, coordenadores do projeto de pesquisa. Os novos abacaxis não apresentam espinhos nas folhas, produzem frutos de tamanho mediano e grande, de coloração viva e gosto pouco ácido.

Para chegar a estes resultados, os pesquisadores iniciaram o programa de melhoramento genético em 1991. Na primeira etapa, foram feitos cruzamentos da variedade brasileira Tapiracanga (TP), escolhida como mãe, com a cultivar comercial Smooth Cayenne (SC), escolhida como pai. Depois, retiraram sementes desses híbridos e desenvolveram plantas, selecionadas de acordo com a ausência de espinhos nas folhas e a resistência à fusariose. Uma das plantas foi finalmente escolhida em dezembro de 1999, pelas suas características excepcionais de plantio e fruto. O nome que o abacaxizeiro recebeu é bastante esclarecedor: “Fantástico”.

As mudas produzidas por ele foram desenvolvidas no campo para multiplicação, e estarão disponíveis no mercado até 2013. Os pesquisadores também utilizaram as gemas da coroa do fruto selecionado e a haste da planta para fazer em laboratório a cultura de tecidos. Estas mudas, produzidas em condições controladas, estarão disponíveis para a venda em 2012. Mais informações podem ser obtidas no lançamento oficial da cultivar.