Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
GESTÃO DE RISCOS

Nova versão do Painel de Indicação de Riscos facilita o acesso aos dados do Zarc

Com a mudança da plataforma para um ambiente mais moderno, a seleção dos menus ficou mais dinâmica e o resultado da consulta mais veloz

11 agosto 2022 - 11h52Por Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou, nesta quarta-feira (10), a nova versão do Painel de Indicação de Riscos, plataforma que possibilita aos usuários acessar os dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático. A interação com o mapa ficou mais amigável, pois com a mudança da plataforma para um ambiente mais moderno, a seleção dos menus ficou mais dinâmica e o resultado da consulta mais veloz.

Para facilitar a visualização dos dados, a tela inicial foi dividida em dois menus: “Zarc Oficial” e “Zarc Para Validação”. O “Zarc Oficial” trará os dados de zoneamento que já foram validados e publicados no Diário Oficial da União, enquanto o “Zarc Para Validação” disponibilizará ao público os estudos que ainda passarão pelo processo de validação e que ainda poderão sofrer alterações antes de se tornarem oficiais.

Avanços metodológicos 

A nova plataforma vai abranger os avanços metodológicos e operacionais do ZARC, como por exemplo a classificação do solo por classes de água disponível (AD), que deu início com o estudo da soja para a safra 2023/2024, já disponível no menu “Zarc Para Validação”, na aba “Zarc – 6 solos”.  

O detalhamento da informação também foi aprimorado. No menu “Zarc Oficial”, o usuário poderá acessar a guia “Dados”, que além de mostrar informações do ZARC em forma de gráficos, possui uma tabela interativa, que permite ao usuário realizar a seleção dos campos de interesse, facilitando a exportação dos dados.

Manual 

Para facilitar a adaptação dos usuários à nova plataforma, foi disponibilizado um manual de instruções do novo Painel de Indicação de Riscos do ZARC. Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento. 

Aplicativo Plantio Certo

Os resultados do Zarc também podem ser acessados por meio de tablets e smartphones, de forma prática, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android