Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
28º
Sanidade

MS debate dia 23 últimos arranjos para retirada da vacina contra febre aftosa

Expectativa é que carne bovina de MS possa ingressar em mercados internacionais mais exigentes e competitivos

16 novembro 2022 - 08h00Por Campo Grande News | Coluna Lado Rural
MS debate dia 23 últimos arranjos para retirada da vacina contra febre aftosa

O Comitê Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa ) promove no dia 23 de novembro, a partir das 13 horas, o V Fórum do PNEFA-MS. O evento será presencial e acontece na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande.


Dentre os temas abordados no evento estão as ações que serão desenvolvidas em área livre de febre aftosa sem vacinação, ministrada pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura), Geraldo Marcos de Moraes.

A palestra ministrada pelo diretor-presidente da Iagro-MS, Daniel Ingold abordará a situação do plano estratégico para a retirada da vacinação. Em seguida, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, abordará os desafios e as oportunidades do setor produtivo na evolução para zona livre de febre aftosa.

Ao final do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de uma mesa redonda mediada pelo superintendente da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura), Celso Martins.

Sem vacinação

Mato Grosso do Sul integra o Bloco V no Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), que prevê a retirada total da vacinação no País até 2023.

Tomando-se o tamanho do rebanho de bovinos atual, de 18,3 milhões de cabeças, segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a economia com a retirada da obrigatoriedade da vacina será de aproximadamente R$ 36 milhões. Isso, sem contar com a redução do trabalho de manejo, duas vezes por ano.

As inscrições podem ser realizadas clicando AQUI.

PROGRAMAÇÃO

13h20 – Ações Estratégicas a serem desenvolvidas em área livre de febre aftosa sem vacinação, com Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa.

14h10 – Situação do Plano Estratégico para Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa em MS, com Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul.

15h – Os desafios e Oportunidades do Setor Produtivo na Evolução de Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação, com Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.

15h50 – Mesa Redonda, mediador Celso Martins, Superintendente Federal da Agricultura em MS.