Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Notícias

Morre touro PH Uísque, um dos melhores da raça Gir Leiteiro

15 janeiro 2018 - 12h20Por Da Assessoria

Morreu no último domingo (7) o touro PH Uísque, aos 15 anos de idade. O animal era destaque da bateria Gir Leiteiro, da empresa canadense Alta Genetics, que informou do óbito esta semana. A morte aconteceu decorrente de uma parada cardiovascular.

 
Segundo a empresa, a genética do touro PH Uísque era a mais utilizada da raça. O animal era procurado por conta de sua qualidade espermática e altas taxas de prenhes. Além disso, o touro teve consistência durante sua vida, sendo que, por três anos consecutivos, teve destaque entre os melhores animais do sumário Embrapa/ABCGIL, por conta do seu alto PTA Leite – o que significa um nível elevado na produção de leite das suas filhas.
 
PH Uísque era o primeiro filho do touro Supra-Sumo TE, de Brasília. A linhagem materna vinha de Atalaia, filha do Gaules e Palhoça – também da seleção de Brasília. O criador e proprietário era Paulo Horta B. da Silva. “Sem dúvida um dos principais touros da raça Gir Leiteiro. Pedigree aberto e filhas com muita beleza, fizeram desse touro o destaque nas exposições de 2017”, ressalta, em nota à imprensa, Guilherme Marquez, gerente de produto Leite Nacional da Alta Genetics.
 
A genética do PH Uísque continua disponível, através de sêmen convencional e sexado. Além disso, o animal deixa como legado seu filho, o touro Celeste Jm, que também apresenta boa genética para sistema mamário e beleza racial. Há também o irmão Cosmo FIV Kubera, com avaliação genética para leite pela ABCZ/PMGZ 2016, no valor de 396,57 kg de PTA leite.