Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
TRITICULTURA

Ministro destaca que País caminha para autossuficiência da produção do trigo

O Congresso Internacional da Indústria do Trigo reuniu no Paraná os produtores nacionais e estrangeiros

28 setembro 2022 - 09h23Por Mapa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou nesta terça-feira (27) da cerimônia de encerramento do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é uma realização da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento de toda a cadeia que envolve o cereal no Brasil e em outros países.

No evento, o ministro destacou a alta da produção de trigo no país, graças ao investimento em pesquisa e inovação, em especial a atuação da Embrapa. Ele citou, como exemplo, que a média nacional é a produção de 2,8 de toneladas por hectare. Porém, há produtores que já alcançaram 9 toneladas por hectare. “Achamos o caminho para produzir trigo, o que nos levará a autossuficiência e também aumentar a exportação”, disse o ministro.

A estimativa é que o Brasil alcance esse cenário dentro de dez anos. Para chegar a autossuficiência, umas das frentes é a expansão do cultivo no Cerrado, com  potencial de produção de trigo para 1 milhão de hectares em sistema irrigado e incorporação de mais 2,5 milhões de hectares no sistema de sequeiro. Isso representa cerca de 4 milhões de toneladas do grão a mais no país, conforme a Embrapa.

A Embrapa já desenvolveu quatro variedades resistentes ao clima do país e regime de chuvas. "São três pilares que o Brasil conseguiu avançar na triticultura brasileira: primeiro, nós conquistamos o Cerrado, transformamos solos ásperos em terra fértil. Depois, desenvolvemos uma plataforma de produção sustentável, com plantio direto, com controle biológico e fixação biológica de nitrogênio. E o terceiro pilar, que a cadeia do cereal representa essa capacidade do produto brasileiro, é a tropicalização do trigo", explicou o presidente da Embrapa, Celso Moretti. 

Trigo

Para este ano, a previsão é chegar a 84 mil hectares de área cultivada no Centro-Oeste, com produção estimada de 200 mil toneladas. Na safra 2021/2022, a produção de trigo está estimada em 9,4 milhões de toneladas, com área plantada de 290,6 mil hectares (crescimento de 10,6%), de acordo com o 12º Levantamento de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Os brasileiros consomem anualmente quase 13 milhões de toneladas de trigo, em massas, pães, bolos e outros produtos. Cerca de 60% do cereal consumidos são importados. O Congresso Internacional do Trigo, realizado anualmente pela ABITRIGO, reúne executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão e aborda temas atuais e relevantes para o agronegócio, como análise de mercado, tendências de consumo, regulamentação, saudabilidade, entre outros.

Além da programação de palestras e workshops, a ABITRIGO promove uma feira de exposição com fornecedores que apresentam as últimas novidades para a indústria. O evento durou três dias, de 25 a 27 de setembro.