Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
26ºmin
Notícias

Milho safrinha: produção deve crescer 47,2% em 2017

12 janeiro 2017 - 00h00Por Iapar

A área de plantio de milho segunda safra, mais conhecido como safrinha, deve totalizar 11 milhões de hectares e a produção pode chegar a 59,9 milhões de toneladas, podendo resultar, em 2017, em um aumento de 5,1% e 47,2%, respectivamente, na comparação com o ano passado.

“Os números foram calculados tomando por base a tendência de produtividade e a previsão da área a ser plantada e, caso se confirmem, a segunda safra será recorde”, salienta o engenheiro agrônomo Adriano Gomes Bueno, analista da AgRural.

De acordo com ele, Paraná vai ampliar a área de milho segunda safra, especialmente nas regiões de norte e oeste do Estado, ocupando o espaço do trigo.

Ainda na primeira quinzena de janeiro, Mato Grosso deverá abrir a temporada 2017 de plantio, referente à segunda safra de milho no Centro-Sul, que também abrange os Estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. O cultivo nestas regiões se estenderá até março e responde pela maior parte da colheita total do grão (primeira e segunda safra) no país.

O calendário da safrinha no Norte e no Nordeste é diferenciado: Tocantins e Rondônia, por exemplo, começarão o plantio em fevereiro; Maranhão e Piauí, em março; Alagoas, nordeste da Bahia e Sergipe, no mês de abril deste ano.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a segunda safra de milho passou a se destacar a partir da safra 2011/12, superando, pela primeira vez, a produção do milho primeira safra e aumentando os volumes. De lá para cá, vem crescendo a cada ciclo.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados