Menu
Busca sexta, 12 de setembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Expoequestre rec banner novo
MERCADO DE GRÃOS

Milho: com cenário favorável no campo, comprador se mantém afastado

As negociações envolvendo soja em grão estão lentas no Brasil, limitadas pela disparidade entre os preços ofertados por compradores e os pedidos por vendedores

12 maio 2025 - 14h05Por Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
Milho: com cenário favorável no campo, comprador se mantém afastado

A colheita de milho da safra de verão avança, enquanto o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras da segunda temporada. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse cenário tem pressionado as cotações do cereal, à medida afasta compradores das aquisições de novos lotes – esses agentes têm expectativa de que o atual movimento de desvalorização do cereal persista.

Pesquisadores do Cepea lembram que, até meados de março, as dificuldades logísticas, a retração de vendedores e as preocupações com estoques curtos vinham mantendo os valores em patamares mais elevados e também fizeram com que partes dos compradores – com receio de desabastecimento – aceitasse adquirir o milho a preços maiores.

No entanto, desde abril, o cenário mais favorável no campo tem mantido compradores afastados do spot e os preços, em queda. Segundo pesquisadores do Cepea, neste começo de maio, as desvalorizações externa e do câmbio, que reduzem a paridade de exportação, reforçaram a pressão sobre os valores domésticos.

Soja em ritmo lento

As negociações envolvendo soja em grão estão lentas no Brasil, limitadas pela disparidade entre os preços ofertados por compradores e os pedidos por vendedores. Segundo pesquisadores do Cepea, demandantes estão atentos às quedas externas e dos prêmios de exportação no Brasil, que diminuíram a paridade de exportação. Além disso, o ambiente é de oferta nacional recorde e de aumento na oferta na Argentina.

Já vendedores estão de olho nas exportações elevadas em abril e na expectativa de maior demanda externa para os próximos meses. Em abril, o Brasil escoou 15,27 milhões de toneladas de soja, crescimento de 4,2% sobre o volume de março e 4,2% acima do exportado há um ano, de acordo com a Secex.

Trata-se do terceiro maior volume de soja escoado pelo País, atrás apenas do de junho/23 (15,58 milhões de toneladas) e de abril/21 (16,11 milhões de toneladas). Para a China, especificamente, o volume embarcado caiu 3% de março para abril.

Leia Também

RURALISMO
Bumlai é reeleito presidente da Acrissul e reforça compromisso de diálogo com diversos setores
Assembleia ordinária aconteceu nesta quinta-feira, 11, na sede da entidade
MS e mais nove praças monitoradas pela Agrifatto registraram queda nos preços do boi gordo
MERCADO PECUÁRIO
MS e mais nove praças monitoradas pela Agrifatto registraram queda nos preços do boi gordo
UE reconhece Brasil como livre de gripe aviária e autoriza retomada das exportações de frango
Mercado internacional
UE reconhece Brasil como livre de gripe aviária e autoriza retomada das exportações de frango
Com safra recorde de grãos, custo de confinamento recua no Brasil
PECUÁRIA INTENSIVA
Com safra recorde de grãos, custo de confinamento recua no Brasil