Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
Bioeconomia e sustentabilidade

Mercado de crédito de carbono é tema de workshop nesta quarta na Famasul

A grande vantagem da exploração de crédito de carbono é que cria uma nova safra na fazenda

29 novembro 2022 - 11h06Por José Roberto dos Santos | Assessoria de Comunicação da Acrissul
Mercado de crédito de carbono é tema de workshop nesta quarta na Famasul

A empresa Biofílica Ambipar Environment promove nesta quarta-feira, das 9h às 12h, o Workshop Redd+ Pantanal, um evento para avaliar oportunidades nas operações de crédito de carbono, especialmente com foco na pecuária do Pantanal. O evento acontece no auditório da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

A empresa acaba de retornar do Egito, onde participou da COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), portanto, estará trazendo as últimas novidades em relação à esta modalidade de operação.

Foram convidados produtores rurais, pesquisadores da Embrapa, da Semagro-MS, da Sidagro (Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande), entre outras autoridades, para conhecer de perto as vantagens desta que vem sendo chamada de "bioeconomia".

A grande vantagem da exploração de crédito de carbono é que cria uma nova safra na fazenda, sem enfrentar variações de mercado. "É uma nova receita anual, sem desembolso," resume  Homero Fligliolini, operador do mercado de crédito de carbono.

Segundo ele, o sequestro de carbono envolve um mercado internacional com grande demanda, e que exige metodologia e projetos com credibilidade para ter liquidez.

Créditos de Carbono

A compra de créditos de carbono é uma solução internacionalmente reconhecida para empresas, pessoas e governos neutralizarem emissões de carbono das suas operações as quais não puderam ser evitadas. Quando uma empresa é carbono neutro, significa que ela compensa as emissões de gases de efeito estufa associadas às suas operações. A forma mais comum e custo-efetiva de compensar essas emissões é por meio da compra de créditos de carbono ou offsets. Existem diversos tipos de créditos de carbono, pois diferentes atividades e projetos podem levar a uma redução ou remoção de CO2. Os créditos da Biofílica são gerados através de dois mecanismos, REDD+ e AR (Afforestation/Reforestation).

Quem é a Biofílica Ambipar

A Biofílica Ambipar desenvolve projetos que promovem a redução e o sequestro de emissões de carbono por meio da conservação florestal e do reflorestamento, valorizando florestas em pé e seus serviços ambientais e protegendo a biodiversidade. Além disso, investe em pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem nessas áreas. É referência nacional em compensação de reserva legal, oferecendo soluções em todas as modalidades, estados e biomas.

PROGRAMAÇÃO

9:00 | Café da manhã e recepção.

9:30 | Apresentação da Biofílica, projetos de carbono REDD+, visão de mercado.

10:30 | Apresentação do Programa Carbono Pantanal.

11:30 | Dúvidas e coffee break.

12:00 | Encerramento.