Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Notícias

Mapa cria equipe para erradicação e prevenção da febre aftosa

21 novembro 2017 - 00h00Por Mapa

Equipe gestora nacional da Erradicação da Febre aftosa foi instituída nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Portaria 129, publicada no Diário Oficial da União. A equipe atuará no âmbito do Mapa e dos Serviços Veterinários Estaduais, segundo o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), junto a instituições públicas e empresas privadas de todo o país.

 
Heitor Medeiros, coordenador geral de Sanidade Animal do Mapa, disse que “a equipe de cada estado articulará a gestão local do plano, o que é fundamental para o bom êxito. Os trabalhos a serem executados, em conjunto com a cadeia produtiva, são as premissas para que tenhamos os resultados previstos.”
 
Da Equipe Gestora Nacional fazem parte o Departamento de Saúde Animal (DSA) e o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), subordinados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa; o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal (FONESA); a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); a Associação de Proteína Animal (ABPA); e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Entre as funções da equipe está o planejamento, o monitoramento da execução e a avaliação do cumprimento das metas globais do PNEFA
 
“As equipes estaduais institucionalizarão e disseminarão do programa em todo o Brasil”, explicou Medeiros. “E deverão conjugar os esforços dos setores envolvidos com o tema, criando oportunidades de participação de instituições e empresas em reuniões, fóruns e palestras para que sejam alcançados os objetivos traçados no Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa até 2023”.

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida