Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Notícias

Mapa cria cartilha para estimular a conservação do solo e dos mananciais

19 novembro 2009 - 00h00Por MAPA

O MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) criou uma cartilha para incentivar a produção sustentável e a conservação do solo e dos mananciais de água. Nela o produtor pode encontrar orientações sobre como empregar corretamente o calcário agrícola, diferentes formas de adubação e a importância do plantio de sementes de qualidade e certificadas.
 
O planejamento do uso e conservação do solo, água e biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável. O manejo inadequado provoca impactos ao meio ambiente, como erosão acelerada do solo, assoreamento e poluição dos cursos d´água. A ação representa um aspecto fundamental para a sustentabilidade dos processos produtivos agropecuários.

De acordo com o técnico da Divisão de Plantio Conservacionista, Maurício Carvalho, o Mapa fomenta ações para o fortalecimento do agronegócio sustentável, com a aplicação de tecnologias no processo de produção agropecuária.

“O Sistema Plantio Direto (SPD) imita a natureza, protegendo o solo do impacto das gotas de chuvas, além de contribuir para aumentar a matéria orgânica e a vida nesse solo”, afirma. Outra alternativa é a recuperação de pastagens, que induz a sustentabilidade do uso da terra, seja pela Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS), em sistemas agrossilvipastoris, ou pelo manejo racional do rebanho.

Carvalho informa, ainda, que a manutenção da regularidade do regime hídrico nas bacias hidrográficas requer procedimentos que permitem manejo eficiente do complexo solo, água e plantas. “Para isso, é necessário planejamento integrado e uso dos recursos de forma eficiente e sustentável”, explica. 

(Copie e cole este endereço para baixar a cartilha http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/cartilha_SOLO.pdf )