Menu
Busca sábado, 13 de julho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
Notícias

Incêndios no Pantanal não têm ligação com desmatamento ou com a produção agropecuária

04 julho 2024 - 16h15Por Acrissul | Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul
Incêndios no Pantanal não têm ligação com desmatamento ou com a produção agropecuária

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vem a público, através da presente NOTA OFICIAL, informar que através de estudo técnico realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, constatou-se que a grande maioria dos pontos pontos iniciais de incêndio encontravam-se próximos a rios navegáveis, próximos a estradas vicinais e alguns deles estavam em áreas isoladas de qualquer outra possível causa externa.

A constatação vêm de encontro com posicionando adotado por esta entidade que, com base em estudos da ONG SOS Pantanal, já vinha afirmando que a origem dos incêndios no bioma tinha como origem atividade às margens dos rios Paraguai e Paraguai Mirim.

O trabalho de identificação dos locais iniciais de incêndios é feito pelo MP por meio de imagens de satélite e, desta forma restou demonstrado que não há nenhuma relação entre desmatamento e os incêndios, sem origem com a produção produção sustentável desenvolvida na região.

Mostra, também com isso, que o produtor rural pantaneiro é maior interessado em preservar o ecossistema, uma vez que a presença dos incêndios vem na contramão de seus interesses, já que tem impacto na biodiversidade, afetando a atividade econômica como um todo.

A responsabilidade do produtor rural, em desenvolver uma atividade completamente em harmonia com o Pantanal é que tem garantido que 87% desse bioma permaneça totalmente preservado, mesmo com a presença humana na região por mais de 300 anos.

A Acrissul vai continuar vigilante na defesa dos interesses dos produtores pantaneiros, auxiliando e orientando do que for necessário, juntamente com as autoridades e o Poder Público que vêm atuando de maneira exemplar no combate aos focos de incêndio.

Campo Grande (MS), 04 de Julho de 2024.

GUILHERME BUMLAI
Presidente da Acrissul