Nesta terça-feira (15), o Governo Federal reuniu o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais com os principais representantes do setor produtivo do agronegócio brasileiro. O objetivo é avaliar o impacto e buscar soluções frente às tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou o empenho nas negociações e o compromisso do Governo Federal em promover o diálogo e atuar de forma conjunta para reverter esse cenário. Além da articulação política e institucional, ele destacou a importância de mobilizar também o setor empresarial, contando com o apoio de cada agente em seu segmento e de seus congêneres nos Estados Unidos — exportadores, importadores e demais integrantes da cadeia produtiva.
“A reunião foi muito proveitosa. Pudemos ouvir deles a reafirmação do compromisso com o diálogo, que é o compromisso do presidente Lula, para promover o diálogo e trabalhar juntos a fim de reverter este quadro.”
Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do diálogo. “Estamos realizando essa conversa aberta com as entidades representativas do setor para entender as angústias e os anseios. Vamos intensificar a busca por alternativas. O diálogo está aberto da parte brasileira.” Fávaro ainda reforçou que é determinação do presidente Lula a retomada da boa diplomacia brasileira.