Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Notícias

Governo federal lança Censo Aquícola nesta quinta em MS

07 outubro 2009 - 21h07
Governo federal lança Censo Aquícola nesta quinta em MS

Nesta quinta-feira, 08 de outubro, às 8h, haverá o lançamento para imprensa, parceiros e equipe do Censo Aquícola, realizado pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura, no Hotel Vale Verde, em Campo Grande. O Censo tem parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é a primeira vez que informações sobre quantos são, onde estão e como vivem os produtores brasileiros serão levantadas pelo Governo Federal. Todos os dados cadastrais levantados terão caráter de sigilo e não poderão ser repassados a nenhum órgão federal, estadual ou regional.

O objetivo dos resultados da pesquisa é direcionar políticas publicas ao desenvolvimento do setor e não como objeto de fiscalização. A meta do Ministério da Pesca e Aquicultura é entrevistar todos os produtores do país, tanto do continente como costeiro-marinhos, no período de três meses.

O Censo contará com a participação de três Coletores de Dados no Mato Grosso do Sul, todos com formação em nível superior, coordenado por uma consultora da FAO especialista em aquicultura, responsável pelo acompanhamento da coleta, validação dos dados e disponibilização das informações.

O MPA contará com o apoio do governo do estado, através dos órgãos de assistência técnica e extensão rural (AGRAER), de inspeção sanitária (IAGRO) e das Prefeituras Municipais. Em abril deste ano, para testar a metodologia mais adequada, o MPA lançou projeto piloto do 1º Censo Aquícola no estado do Ceará.

Os resultados subsidiaram a estruturação e organização dos questionários para serem aplicados em todo país. Para a realização do Censo em MS é de extrema importância a colaboração do produtor rural para fornecimento de dados sobre a produção, com eles será possível subsidiar a tomada de decisões para desenvolvimento do setor.

Mais informações:

Aline Brun: 9265 3465 (Coordenadora do Censo Aquícola em MS)