Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Fiscais barram 800 toneladas de trigo paraguaio

29 outubro 2009 - 00h00Por Campo Grande News

Fiscais federais da unidade de Vigilância Agropecuária da Superintendência Regional de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul interceptaram 800 toneladas de trigo a granel proveniente do Paraguai. A carga foi apreendida no Posto Leão da Fronteira, em Mundo Novo, a 460 quilômetros da Capital.

O produto apresentou problema quanto a qualidade e não se enquadrou nas normas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Após amostragem e análise feita pelos técnicos da IAGRO e da SFA, o trigo foi classificado como fora de tipo por exceder o limite máximo de grãos queimados, ardidos e mofados. Algumas cargas também apresentaram umidade acima dos limites permitidos para o produto.

O procedimento adotado pelos fiscais nessa situação, conforme prescreve a legislação, é a devolução do produto para o país de origem com a recomendação técnica de que o produto seja rebeneficiado. Recomendação atendida, o trigo poderá ser reapresentado e novas coletas e análises são feitas. Estando em conformidade com as normas, poderá ser importado legalmente.

Eles também apreenderam 50 quilos de pescado paraguaio, que acabou sendo incinerado em Mundo Novo.