Menu
Busca segunda, 20 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
17º
COOPERATIVISMO

Faturamento das cooperativas cresce 40% em Mato Grosso do Sul

Publicação destaca números de crescimento do setor

30 agosto 2022 - 12h57Por Da Redação

Em meio a tantos desafios, em especial, a retomada da economia após a pandemia, o movimento cooperativista continua crescendo e se destacando como um importante agente na economia de Mato Grosso do Sul. É o que mostra o Panorama do Cooperativismo sul-mato-grossense 2022, desenvolvido pelo Sistema OCB/MS, com base no ano 2021.

De acordo com os dados reunidos na publicação, cerca de 90% dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul possuem uma sede ou unidade de atendimento de cooperativa. A publicação também traz informações relevantes ao setor, com dados técnicos, econômicos e financeiros das cooperativas do estado, e possibilita traçar o perfil do cooperativismo na região.

O Sistema OCB/MS possui em seu quadro 125 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do cooperativismo brasileiro. No Mato Grosso do Sul há aproximadamente 393 mil cooperados. Considerando que a família de um cooperado possui, em média, três pessoas, conclui-se que 41,5% da população do estado está diretamente envolvida com o cooperativismo.

Em 2021, a taxa de desemprego no Brasil foi de 11,1%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), apurada pelo IBGE. Nesse mesmo período, as cooperativas aumentaram o quadro de empregados em 9,47%, gerando mais de 1.600 novos postos de trabalho.

Outro indicador que mostra a força do cooperativismo sul-mato-grossense é o faturamento. No total, as cooperativas faturaram R$27,8 bilhões em 2021, um aumento de mais de 40% comparado com 2020. Entre tributos estaduais e federais, foram recolhidos mais de R$696 milhões. Isso significa mais recursos girando no estado e nos municípios.

“Mesmo com a pandemia, o cooperativismo continuou crescendo, criando oportunidades, levando prosperidade para as pessoas e comunidades onde atua e sendo fundamental para o desenvolvimento do estado e do país. O Sistema OCB/MS continua de portas abertas para dar suporte às cooperativas, para continuarmos fortalecendo o cooperativismo no MS juntos,” destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis. Além dos dados de Mato Grosso do Sul, o Panorama traz informações relacionadas aos cenários nacional e mundial do cooperativismo.