Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Expoinel 2016: maior evento da raça Nelore do País começa nesta quinta-feira

13 setembro 2016 - 19h00Por ACNB
Expoinel 2016: maior evento da raça Nelore do País começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (15/09), a tão esperada Expoinel 2016, o maior evento do Nelore no País, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Até o dia 25 de setembro, o Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba/MG, será palco de grandes julgamentos e leilões da raça.

Os animais já começaram a chegar e a data base, pesagem e diagnóstico de gestação ocorrem no dia 16 de setembro. O julgamento do Nelore tem início no dia 18 e do Nelore Mocho no dia 23. A Expoinel 2016, que fecha o ano-calendário de exposições da ACNB, é obrigatória para criadores e expositores que disputam os Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho. Com isso, estarão em pista os principais criatórios e os melhores animais da raça na atualidade.

Muitos campeonatos dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho serão decididos com os resultados da Expoinel. Mas mesmo quem não está nesta disputa pode colher bons frutos na exposição. "A pista de julgamentos de Uberaba é consagrada nacionalmente. A conquista de uma boa colocação em uma categoria ou em um campeonato na Expoinel é garantia de valorização do animal e do criatório frente ao mercado", explica Marcos Pertegato, gerente técnico da ACNB.

A comissão formada por representantes da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) escolheu os profissionais José Ferreira Pankowski, Rodrigo Ruschel Lopes Cançado e Fabio Eduardo Ferreira para serem os jurados do Nelore. Para os julgamentos do Nelore Mocho a comissão indicou o jurado Luis Renato Tiveron.

"Nossa expectativa é de um alto nível dos animais que estarão nas pistas de julgamento. Os investimentos em genética vêm se refletindo na melhoria da qualidade dos animais da Raça Nelore e Nelore Mocho. Os jurados terão muito trabalho este ano. Os ganhadores serão definidos por pequenos detalhes", afirma Pertegato.

Assim como ocorreu nos últimos anos, serão premiados os melhores Expositores de cada região do País, presentes na Expoinel 2016, para isso serão consideradas as regiões de disputa dos rankings: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Nordeste, Norte, Rondônia, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília.

Os Grandes Campeonatos da Expoinel 2016 ocorrerão na manhã do dia 25 de setembro, quando será servido um coquetel aos presentes e serão entregues as premiações de: Melhor Expositor, Melhor Criador, Grande Campeã, Grande Campeão e seus respectivos Reservados, Nelore e Nelore Mocho. As premiações aos melhores da ExpoBrahman e ExpoGil, que ocorrem simultaneamente à Expoinel, também serão entregues nesta ocasião.

Vale lembrar, que a Expoinel 2016 foi organizada pela nova diretoria da Nelore do Brasil, recém-eleita. "Em menos de três meses à frente da ACNB tenho agora um grande momento da raça Nelore se aproximando", afirma Renato Barcellos, presidente da ACNB. Para Barcellos, a Expoinel é um evento que promove grandes negócios, reúne os melhores exemplares da raça Nelore, mas também é um grande encontro de criadores e amigos. "Somos uma grande família com o objetivo de atingir a excelência da raça no País. Esperamos fazer um grande evento este ano."

Leilões Oficiais Nelore
Assim como nos anos anteriores, grandes criatórios vão ofertar animais da raça Nelore de altíssima qualidade durante a Expoinel. Serão 10 leilões e um shopping de animais. "A expectativa é de que seja uma grande feira, com a realização de excelentes negócios para os criadores", afirma Path Franco, gerente de leilões e eventos da ACNB.

Pelo segundo ano consecutivo será realizado o Leilão Virtual ACNB & Amigos, promovido pela ACNB. O leilão será realizado no dia 19 de setembro às 21 horas, no estande da Ourofino Saúde Animal, dentro do Parque Fernando Costa, e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural X. O leilão ofertará 20 lotes de prenhezes sexadas de fêmea de renomadas doadoras. Os lotes são fruto de doações de grandes criatórios que contribuíram para o fortalecimento da Associação e a continuidade dos projetos desenvolvidos pela entidade.

De acordo com Renato Barcellos, os recursos arrecadados com esta iniciativa serão integralmente aplicados em ações como o Ranking Nacional, o Programa Nelore Natural, o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, a Universidade do Boi e da Carne, a Expoinel e a Nelore Fest. "Fortalecer a sua Associação é investir no seu próprio negócio!"

As prenhezes ofertadas apresentam a excelência da genética Nelore. Assim como ocorreu na primeira edição do Leilão Virtual ACNB & Amigos, todos os compradores estão isentos da comissão de compra e a renda será revertida integralmente à associação.

Uma novidade na Expoinel deste ano é o Leilão Terras da Liberdade, que vai ofertar cavalos da raça Quarto de Milha. É a primeira vez que um leilão da raça acontece durante a exposição. "Para nós criadores de cavalos Quarto de Milha é uma honra poder estar junto com o Nelore na Expoinel", afirma Wilson Vitorio Dosso, titular da WV Leilões, empresa especializada em leilões da raça QM. O leilão será realizado no dia 17 de setembro, às 14 horas.

Para o promotor do Leilão Terras da Liberdade, as duas raças são irmãs, os cavalos ajudam no manejo com o gado, por isso esta integração é muito importante. "Temos grandes criadores de cavalos que são grandes criadores de Nelore e vice-versa. Com certeza estar no Expoinel só vai agregar para o leilão e para a raça Quarto de Milha".