Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
31ºmax
19ºmin
Notícias

Embrapa usa homeopatia para evitar mortes de bezerros por diarreia

16 janeiro 2017 - 13h25Por Globo Rural

Utilizando substâncias homeopáticas, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), conseguiram bons resultados para diminuir uma das principais causas de morte entre bezerros: a diarreia. O produto natural deve diminuir custos com antibióticos.

Foram seis meses de estudo. A ideia era testar uma forma de evitar a diarreia, comum entre esses animais. “Das mortes que ocorrem dentro do sistema com bezerros até 60 dias, de 20% a 50% é por conta de diarreia. Então é um problema sério que deve ser evitado”, explicou a veterinária da Embrapa Teresa Cristina Alves.

A substância em pó foi misturada ao leite da vaca. Ao todo, 37 bezerros participaram dos testes, em três grupos. No primeiro, os animais receberam apenas leite comum.

No segundo, os filhotes foram amamentados com a fórmula homeopática. No terceiro grupo, os pesquisadores deram leite misturado com um tipo de minério. Os resultados mostraram que a homeopatia ajudou.

“A gente teve cerca de 25% dos animais que não apresentaram diarreia. Em todos os outros grupos todos os animais tiveram pelo menos um episódio de diarreia dentro do período do experimento”, contou a veterinária.

Substância saudável
O produto homeopático é feito à base de substancias encontradas em folhas, sementes e em casca de árvores. Segundo os pesquisadores, o leite especial dispensa o uso de antibióticos e essa é a principal vantagem porque os medicamentos tradicionais podem trazer muitos riscos.
Substância pode diminuir custos com antibióticos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Substância mais saudável pode diminuir custos
com antibióticos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)

“Quando a gente usa muitos antibióticos nessa fase de bezerros e precisa utilizar de novo, a bactéria já ficou resistente à droga. No caso das vacas que estão produzindo leite, existe o risco de resíduos nesse subproduto desses animais. Pode ser um problema de saúde pública, compromete a qualidade do alimento e também a saúde dos animais”, disse a bióloga Ana Carolina de Souza Chagas.

Economia
Outra vantagem é o custo em relação aos antibióticos. Os pesquisadores economizaram R$ 10 por bezerro usando a fórmula homeopática. “Seria um caminho bastante interessante a ser seguido porque garante a qualidade do alimento e também a saúde dos animais”, disse a bióloga.

A próxima fase da pesquisa vai testar o produto no combate a carrapatos na infecção das mamas.