Busca sexta, 26 de abril de 2024
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Notícias

Doutor em melhoramento genético apresenta hoje novo marcador em palestra

26 novembro 2010 - 00h00Por Divulgação

Uma nova tecnologia de marcadores de DNA para gado nelore entra no mercado brasileiro com força total. A Pfizer Saúde Animal e o Grupo Padrão de Qualidade em Rebanhos Avaliados realizam hoje, às 19:30h, no auditório da Acrissul, o lançamento do Clarifide Nelore, uma ferramenta nova desenvolvida especialmente para o rebanho brasileiro.

O Clarifide tem em seu painel características como idade do primeiro parto, a probabilidade de parto precoce, o stayability (tempo que uma fêmea permanece no rebanho), produtividade acumulada, peso aos 120 dias, 365 e 450 dias, circunferência escrotal aos 365 e 450 dias, área de olho de lombo e espessura de gordura e o primeiro índice de seleção formado por informações genômicas.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite e secretário executivo da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, Marcos Vinícius Silva, fará uma palestra sobre a utilização de marcadores moleculares como ferramenta de seleção e melhoramento genético de rebanhos.

Silva é zootecnista, Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento, além de realizar pesquisas em bioinformática, que visam à identificação de marcadores de DNA associados à saúde animal.

O Clarifide Nelore foi desenvolvido a partir de estudos de campo com cerca de 2,3 mil animais brasileiros, tendo por objetivo selecionar os principais marcadores relevantes para a economia nesta raça. O estudo envolveu pesquisadores brasileiros e criadores de nelore de diferentes regiões, o que reproduziu a diversidade dos rebanhos nacionais.

Serviço:
Palestra sobre utilização de marcadores moleculares e melhoramento genético
Palestrante: Marcos Vinícius Silva
Horário: 19:30h