Menu
Busca quarta, 23 de julho de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
MEIO AMBIENTE

Diante de alerta de seca e altas temperaturas, Estado vai suspender a queima controlada

A medida foi motivada pelo avanço da estiagem, sobretudo nos municípios da região norte do Estado

22 julho 2025 - 15h09Por José Roberto dos Santos
Diante de alerta de seca e altas temperaturas, Estado vai suspender a queima controlada

O Governo de Mato Grosso do Sul vai publicar uma portaria suspendendo a queima controlada no Estado, como medida preventiva diante do agravamento das condições climáticas. A decisão foi reforçada nesta segunda-feira (21), durante a 20ª Reunião Ordinária do CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual), realizada na sala de crise da Polícia Militar, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A queima controlada é o uso planejado e autorizado do fogo em áreas específicas, com o objetivo de prevenir incêndios florestais maiores e controlar a biomassa acumulada. É uma técnica utilizada em atividades agropastoris ou florestais, com acompanhamento técnico e dentro de limites predefinidos, visando reduzir o risco de incêndios acidentais ou criminosos

A medida foi motivada pelo avanço da estiagem, sobretudo nos municípios da região norte do Estado, e por projeções que indicam um trimestre ainda mais seco e quente entre agosto e outubro. De acordo com o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e presidente do CICOE, o cenário atual exige ações para conter o risco de incêndios florestais.

“Estamos vivendo o período de início de seca, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas previstas para os próximos meses. Diante desse cenário, o CICOE decidiu pela suspensão da queima controlada em todo o Estado”, afirmou Verruck.