Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

Comissão ouvirá Minc sobre restrição ao plantio de cana-de-açúcar

08 dezembro 2009 - 00h00Por Globo Rural

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, promoverá na próxima quarta-feira (09-12) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 6077/09, do Poder Executivo, que regulamenta o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-Açúcar e restringe o plantio no território nacional. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi convidado para discutir o assunto.

O projeto proíbe a expansão do plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, no Pantanal e na bacia do Alto Paraguai. Também proíbe a retirada da vegetação nativa para expandir o cultivo, em todo o território nacional. Segundo os deputados Silas Câmara (PSC-AM) e Antonio Feijão (PSDB-AP), as regras da proposta atingem 81,5% do território brasileiro.

Câmara ressalta que, na última safra, foram produzidos 27 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, volume colhido em uma área 16% maior do que a plantada na safra anterior. Segundo ele, são mais de 320 mil hectares de canaviais atualmente, e a previsão é que os canaviais possam ocupar 1 milhão de hectares no estado até 2015.