Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Começa a colheita da soja em Mato Grosso do Sul

31 janeiro 2018 - 20h39Por Globo Rural

A colheita da soja também já começou em Mato Grosso do Sul. Céu aberto é sinônimo de muito trabalho em uma fazenda em São Gabriel do Oeste, norte do estado. A colheita deve seguir até o fim de fevereiro e o produtor acelera as máquinas, tem pressa.

 
Assim que retira a soja do campo, as plantadeiras já entram iniciando a semeadura o milho da próxima safra. “Cada minuto é precioso, saiu um sol tem que colher, não pode brincar não”, afirma o produtor André Lucas Rotilli,
 
Na propriedade do agricultor Clino Palombo, a colheita está prevista para os próximos dias. A soja se desenvolveu bem, o problema é que os custos de produção foram maiores neste ciclo e o preço do grão não acompanhou esse aumento: “Hoje uma saca de soja tá R$ 59, R$ 60 em São Gabriel do Oeste, muito equiparado ao ano passado. Nosso custo de produção foi de 15% a 20% maior que no ano passado. A gente não tem isso no incremento de preço”.
 
Até agora, 27% da produção do estado foi vendida. Nesse mesmo período do ano passado, 35% da soja já tinha sido negociada. Mato Grosso lidera a produção nacional de soja, com previsão de colheita de mais de 30 milhões de toneladas. Mato Grosso do Sul é o quinto colocado, com nove milhões.