Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Notícias

Com apoio do Governo do Estado, vitrine de tecnologias acontece em março

08 fevereiro 2018 - 12h49Por Kelly Ventorim | Semagro MS

Vitrine de tecnologias, a Dinapec, evento aberto a técnicos, produtores e acadêmicos, dispostos a conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção, foi lançado na manhã desta quarta-feira (07), na Famasul, que junto da Embrapa Gado de Corte realiza o evento entre os dias 07 e 09 de março com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com recursos do Fundems.

O lançamento contou com a participação do Governador Reinaldo Azambuja, do Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, e dos Diretores-Presidentes da Iagro e Agraer, Luciano Chiochetta e André Borges, além de outras lideranças rurais e políticas do Estado.

Para o Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, ter um fundo que possibilita investir na difusão de novas tecnologias coloco Mato Grosso do Sul a frente do seu tempo e consolida a visão de futuro do Governador Reinaldo e a forma como são pautadas as ações da equipe.

Na oportunidade o Governador Reinaldo Azambuja, reforçou como o meio rural tem colaborado com a economia do Estado. “Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de grãos do Brasil, o 3º maior produtor de carne bovina, com a melhor qualidade. Tudo isso é fruto da genética, inovação, pastagens renovadas, entre outras iniciativas”.

A tecnologia rural também foi destacada pelo governador: “Devido à pesquisa, alcançamos altos níveis de produtividade”, perguntando ainda: “Quem não quer produzir com sustentabilidade?”.

O chefe geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, contou a história da Dinapec até se consolidar com uma das principais feiras agropecuária. “O evento nasceu em 2006, com o nome Agroinovação, com a finalidade de disseminar o crescimento contribuindo com a efetividade produtiva do setor”.

A estimativa da Embrapa é reunir mais de 3 mil pessoas, nos três dias de Feira. “A Dinapec auxilia o produtor a produzir a mais e melhor. Atualmente, conta com mais de 40 opções de dinâmicas de pecuária de corte, de leite, produção de milho, Boas Práticas Agropecuárias, entre outros”, salientou Mamede.

Sobre o avanço preservacionista e de crescimento do Agro, o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, afirmou: “A última estimativa mostra que o Brasil saltou de 11,5 milhões para 12 milhões de hectares em sistemas integrados de produção. Sem falar do plantio direto, iniciativa sustentável”.

Apoio

A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), com recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS).