Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Clima deve favorecer safra no Centro-Sul

18 janeiro 2010 - 00h00Por Agrolink

A maior quantidade de chuva prevista para os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul deve favorecer a produção de culturas como soja, milho (1ª e 2ª safras), trigo, arroz, feijão (1ª e 2 ª safras), algodão, cana-de-açúcar, café e citros, como laranja, tangerina e limão. É o que mostra o Boletim Agroclimático para Avaliação de Impactos nas Culturas (primeiro trimestre 2010) divulgado nesta segunda-feira (18) pela Conab (Companhia Nacinal de Abastecimento).

Segundo a Gerência de Geotecnologias, responsável pelo estudo, com o aumento das chuvas os produtores deverão reforçar o controle fitossanitário. Isso porque o excesso de umidade das lavouras aumenta a probabilidade de incidência de doenças ocasionadas por fungos. A antracnose é um exemplo e pode prejudicar o rendimento e qualidade do grão. Outra doença fúngica que se desenvolve com a umidade é a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar, detectada recentemente em canaviais de São Paulo.

O trabalho indica, ainda, que a quantidade de chuvas deverá se situar abaixo da média histórica no norte das regiões Norte e Nordeste. Isso irá favorecer a maturação e a colheita da cana-de-açúcar em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Por outro lado, a falta de chuvas poderá causar impactos negativos na produtividade do milho 1ª safra, arroz, feijão 1ª e 2ª safras e citros, em estados como Pará, Maranhão, Ceará, Roraima e Piauí.

Os técnicos da Conab começaram nesta segunda-feira o trabalho de campo do quinto levantamento da safra de grãos, que será divulgado no início de fevereiro. As informações são de assessoria de imprensa.