Menu
Busca segunda, 18 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Clima: Chuvas intensas e altos acumulados são previstos para MT, MS e GO nesta 5ª feira

01 fevereiro 2018 - 13h38Por Notícias Agrícolas
Clima: Chuvas intensas e altos acumulados são previstos para MT, MS e GO nesta 5ª feira

Instabilidades seguem sobre a faixa central do Brasil. Nesta quinta-feira (1º), por exemplo, são esperadas chuvas com altos acumulados e até de forte intensidade nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 
Diante dessas condições, fica a preocupação com a colheita da safra de verão em MT, MS e GO, principalmente. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", disse o Inmet em alerta para MT e GO.
 
Em áreas do Mato Grosso do Sul, as chuvas também serão fortes nesta quinta podendo chegar a até 100 mm e acompanhadas de ventos intensos (60-100 Km/h). Com essas condições, também há risco no estado de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, de acordo com o Inmet.
 
Em entrevista ontem (31) ao Notícias Agrícolas, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, havia adiantado essa condição de mais chuvas na faixa Centro-Norte do país. Essa condição, segundo Melo, ocorre porque uma circulação de alta pressão empurra toda a nebulosidade para a região Sudeste. Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul também segue em ação.
 
Para os próximos dias, a tendência é que haja uma diminuição drástica das chuvas no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já no Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, os volumes podem ultrapassar os 100 mm.