Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Sanidade

China suspende compra de carne suína de frigorífico de SC por preocupação com Covid-19

Unidade pertence à Aurora Alimentos e fica em Chapecó (SC). Governo e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) buscam reverter decisão do país asiático

05 janeiro 2021 - 10h47Por Reuters | Revista Globo Rural

A China suspendeu as importações provenientes de uma fábrica de carne suína operada pela Aurora Alimentos por preocupações relativas ao coronavírus, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Ministério da Agricultura confirmou que foi informado pelas autoridades chinesas, no dia 28 de dezembro, sobre a suspensão da habilitação da planta de suínos. A pasta informou que a China "solicitou informações sobre os casos de Covid-19 no estabelecimento", sem dar mais detalhes.

A ABPA afirmou que está oferecendo suporte à Aurora e fornecendo ao Ministério da Agricultura informações cujo envio a autoridades chinesas possa ser necessário para que a proibição seja revertida.

"A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita", disse a entidade. "Todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa - que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19 - foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas."

A unidade da Aurora afetada pela suspensão está localizada na cidade de Chapecó (SC), afirmou a ABPA. A China já realizou suspensões semelhantes contra outros frigoríficos brasileiros, incluindo JBS e BRF, mas algumas das proibições já foram removidas.

A ABPA reiterou que não há comprovação científica de risco de contaminação de Covid-19 por meio do consumo de alimentos.

Em agosto, o governo chinês informou que asas de frango congeladas importadas do Brasil tiveram resultado positivo para Covid-19. O produto enviado ao país asiático tinha como origem o frigorífico da Aurora Alimentos de Xaxim (SC).

Dias após o anúncio, a cooperativa anunciou que testaria todos os seus funcionários em Santa Catarina. A medida, firmada por meio de compromisso com o Ministério Público do Trabalho, já havia sido acordada antes de a China relatar contaminação.