Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Caminhos do Produtor entrevista governador Reinaldo Azambuja no último programa do ano

16 dezembro 2016 - 19h40Por Via Livre | Acrissul

O Programa Caminhos do Produtor, semanário apresentado pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) no Canal Agrobrasil, fechou com chave de ouro o ano de 2016, entrevistando com exclusividade o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), respondendo perguntas do apresentador e presidente da entidade, Jonatan Pereira Barbosa.

Reinaldo Azambuja, 53 anos, é natural de Campo Grande (MS). Agropecuarista, antes de ser governador foi vereador e prefeito de Maracaju, além de deputado estadual e federal por Mato Grosso do Sul.

Antes de começar a responder as perguntas de seu interlocutor, na saudação, o governador teceu rasgados elogios ao setor agropecuário brasileiro, que este ano registrou, ao contrário de outros setores, crescimento no PIB, sustentando, como tem sustentado, o saldo positivo da balança comercial brasileira. É o setor que desde a implantação do Plano Real, tem sido a “âncora verde” da economia nacional, contabilizando, na contramão das estatísticas nacionais, saldo positivo também na geração de empregos.

Segundo Azambuja na entrevista, entre começo de dezembro e janeiro o Estado irá desembolsar cerca de R$ 400 milhões com o pagamento da folha dos servidores públicos de novembro, dezembro e o 13º salário. “Nas finanças públicas não existe milagre”, asseverou o governador. “Estamos fazendo o dever de casa, adotando medidas duras no controle dos gastos públicos, enxugando a máquina administrativa, cortando despesas e ajustando tributos para conseguir equilibrar as contas”.

Com isso, ressalta ele, o Mato Grosso do Sul vem conseguindo, ao contrário da maioria absoluta dos outros estados brasileiros, manter a folha de pagamento em dia, realizar investimentos e ainda manter o serviço público funcionando de forma a atender as demandas da população.

Ainda comparando a situação de MS em relação ao País, Reinaldo Azambuja mostrou durante a entrevista que enquanto o desemprego no Brasil bate a casa dos 13 milhões de trabalhadores, Mato Grosso do Sul ocupou este ano a primeira posição na geração de novos postos de trabalho.

Em relação aos benefícios concedidos ao setor agroindustrial, o governador lembra que acabou de assinar duas medidas reduzindo o ICMS sobre a energia do setor avícola, de 17% para 3% e o ICMS sobre energia gasta com irrigação de 17% para 4%. “Precisamos ajudar o produtor, reduzindo seu custo de produção para que este tenha melhor remuneração e rentabilidade nas suas atividades”, ressaltou.

Ainda no âmbito dos incentivos à produção o governador sublinhou o lançamento do Programa Terra Boa, que concede redução de ICMS sobre itens produzidos em áreas recuperadas e que antes eram ocupadas por pastagens degradadas. “Em MS a Embrapa contabilizou 9 milhões de hectares de pastagens em algum nível de degradação, e que podem ser recuperadas com o uso de integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, entre outras tecnologias disponíveis ao produtor”, afirmou.

Depois de desvios e fraudes detectados no Programa Novilho Precoce, o governo resolveu desde 2015 suspender temporariamente os benefícios fiscais concedidos neste segmento. “Tinha frigorífico registrando 100% do gado abatido como novilho precoce, o que a gente sabe que é impossível”, comparou Azambuja. O governo, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar compôs um grupo de trabalho integrando Acrissul, Famasul, Associação de Criadores de Novilho Precoce, Iagro, SFA-MS, entre outras, e reelaborou o programa, inclusive mudando o nome para “Novilho MS” e que será reativado a partir de fevereiro de 2017.

Enquanto isso, o fisco estadual mantém investigações sobre as fraudes, na intenção de recuperar tributos desviados do Estado.

Sobre o Fundersul o governador encerrou a entrevista reafirmando o compromisso do governo em aplicar os recursos do fundo de forma transparente e participativa. “Lançamos recentemente um programa para recuperação das pontes, uma vez que nas chuvas de 2015 e 2016 um total de 93 pontes foram carregadas pelas águas no Estado, que registrou sua maior precipitação pluviométrica dos últimos 50 anos”.
 

SERVIÇO:

O programa Caminhos do Produtor é transmitido diariamente pelo Canal 183 da NET, nos seguintes horários (MS):

- De segunda a sexta-feira 6:30 e 22 horas; sábado 9 horas e 22 horas e, domingo às 22 horas.

O programa também é transmitido simultaneamente pelo www.agrobrasiltrv.com.br

E também pode ser acessado pelo link Clique aqui para assistir no You Tube