Menu
Busca segunda, 08 de março de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
20ºmin
Notícias

Balança de passagem permite pesar animais soltos no pasto e garante melhor controle da produção

09 junho 2017 - 00h00Por Notícias Agrícolas

A Sistema Automático de Pesagem em Campo com Envio Remoto de Dados - “BalPass”, desenvolvido em cooperação pela Embrapa Gado de Corte, COIMMA e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é um equipamento que tem como objetivo possibilitar o acompanhamento da curva de ganho de peso dos animais. A balança permite pesá-los individualmente, direto no pasto.

De acordo como pesquisador da Embrapa, Pedro Paulo Pires, apenas 10% dos pecuaristas possuem o controle diário do ganho de peso de seus animais. O manejo do rebanho até o cocho, onde normalmente ficam localizadas as balanças e os troncos, acabava estressando os animais e - na maioria dos casos - trazendo risco de lesão na carcaça. "O produtor não gosta de pesar, porque realmente era uma atividade estressante ao animal, mas o fato de não pesar também prejudica o controle da produção", diz.

Agora a nova tecnologia permite a auto pesagem. A balança de passagem é instalada no meio de um corredor que afunila a chegada dos animais até o bebedouro, ela é cercada por postes com sensores. Assim, todas as vezes que o animal foi beber água ele obrigatóriamente será pesado identificada por brincos eletrônicos.

As pesagens são avaliadas e após validadas pelo sistema são transmitidas via antena para um portal e/ou aplicativo, associados ao software que analisa as informações. Os equipamentos podem funcionar por energia gerada por paineis solares que acompanham a BalPass.

"Esse tecnologia permitirá que o pecuarista tenha um controle diário do ganho de peso dos seus animais. Saber quais estão respondendo melhor a alimentação e, assim, ter informações para realizar planejamento estratégicos. Isso é a pecuária de precisão", acrescenta Pires.