Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
24ºmax
19ºmin
Notícias

Argentina muda estratégia para controlar aftosa

13 janeiro 2010 - 00h00Por La Nación.

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina anunciou sua intenção de modificar a estratégia contra a febre aftosa: vacas e touros serão vacinados uma vez por ano a partir do segundo semestre de 2010. A medida está sob consulta pública. Quanto aos animais menores e as demais categorias bovinas e bubalinas, continuarão recebendo a vacina duas vezes ao ano.

A medida se fundamenta em evidências científicas e técnicas de que bovinos multi-vacinados, que receberam quatro doses da vacina, de forma consecutiva, com um esquema de aplicação de duas doses por ano, ficam protegidos com um nível imunitário adequado por um ano.

O rebanho bovino argentino possui uma alta cobertura de vacinação após 18 campanhas em todas as categorias de bovinos/bubalinos consecutivas desde 2001.

Essa nova modalidade que, segundo o organismo não recebeu objeções técnicas das comissões assessoras de Virologia e Epidemiologia, resultará em maior eficiência e eficácia no uso dos recursos, permitindo, com menor custo, alcançar o mesmo resultado.

A medida se aplicará somente em território argentino, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como livre de aftosa com vacinação.