Menu
Busca terça, 19 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Mercado

Arábia Saudita suspende compras de cinco frigoríficos de MG após vaca louca

Segundo Ministério da Agricultura, ainda não há previsão para retirada das suspensões. Exportações à China também estão suspensas

14 setembro 2021 - 16h07Por Revista Globo Rural
Arábia Saudita suspende compras de cinco frigoríficos de MG após vaca louca

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (14/9) que a Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina de cinco frigoríficos de Minas Gerais após o Estado apresentar um caso atípico de mal da vaca louca.

As autoridades sauditas, no entanto, mantiveram as importações de Mato Grosso, onde um segundo caso da doença também foi confirmado.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, estão sendo realizadas reuniões para tratar da suspensão, mas não há previsão de quando as exportações das cinco plantas serão retomadas.

Em 2014, quando houve o penúltimo caso atípico de vaca louca no Brasil, as autoridades sauditas também suspenderam as importações, mas em 2019 não adotaram essa medida.


Para o analista de mercado da Agrifatto Consultoria, Yago Travagini Ferreira, causa estranheza o fato de a suspensão ter se restringido a frigoríficos de Minas Gerais, uma vez que também foi reportado um caso atípico de mal da vaca louca em Mato Grosso.

“Dá um indicativo de que tem alguma coisa comercial ou política por trás”, avalia Travagini ao recordar que o país suspendeu recentemente 11 frigoríficos de aves sem enviar qualquer justificativa oficial para a medida.

“Pensando sanitariamente, não faz sentido você embargar só um Estado pela mesma doença que o outro teve. Na minha concepção, tem um ponto político e comercial, sim, nesse quesito para a definição de embargo ou não para determinados Estados”, observa o analista da Agrifatto.

Das 25,5 mil toneladas de carne bovina exportadas para a Arábia Saudita neste ano, 3,9 mil toneladas foram do Mato Grosso e 3 mil de Minas Gerais, segundo dados do Ministério da Agricultura.