Menu
Busca quarta, 10 de setembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
Festival da Carne 2025
PECUÁRIA DE PRECISÃO

ACNB divulga resultados da etapa de Naviraí (MS) do Circuito Nelore de Qualidade

Entre os machos avaliados, 81% dos animais não possuíam dentes incisivos permanentes, indicando que tinham menos de 20 meses de idade

24 julho 2025 - 15h15Por Da Assessoria
ACNB divulga resultados da etapa de Naviraí (MS) do Circuito Nelore de Qualidade

No dia 8 de julho, aconteceu a quarta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, na unidade da Friboi em Naviraí (MS). Um total de 578 animais, sendo 540 machos não castrados e 38 fêmeas, foi avaliado. A organização foi conduzida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e o frigorífico. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiou a etapa, que contou com a participação de quatro pecuaristas de quatro municípios do estado. 
 
"Como esperado de uma cidade com pecuária tão forte, as avaliações de Naviraí superaram as nossas expectativas. Criadores dedicados à qualidade de seus animais e comprometidos com a raça Nelore mostraram que o município foi a escolha certa para sediar a quarta etapa nacional do Circuito", destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB. 
 
Entre os machos avaliados, 81% dos animais não possuíam dentes incisivos permanentes, indicando que tinham menos de 20 meses de idade. Além disso, 80% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme, com peso médio de 22,6 arrobas. Já entre as fêmeas, 95% possuía até dois dentes incisivos permanentes, indicando menos de 2 anos de idade e 100% delas foi avaliada com cobertura de gordura mediana ou uniforme, com peso médio de 14,9 arrobas.
 
Melhor Lote de Carcaças de Machos 
Em relação as avaliações de machos, a Medalha de Ouro ficou com a Agropecuária Maragogipe (Itaquiraí/MS). A Medalha de Prata foi entregue a Paula Ferreira Martins, da Fazenda Dois Irmãos (Bataguassu/MS). Já a Medalha de Bronze foi conquistada pela Agropecuária São Bento XVI, da Fazenda Cristo Rei (Iguatemi/MS). 
 
"Para nós, da Agropecuária Maragogipe é uma honra ter participado da quarta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, evento que tem grande relevância para o Mato Grosso do Sul e o Brasil. Foi um momento histórico e de muita felicidade, em que pudemos mostrar que uma genética bem alinhada, seguindo conceitos e padrões, valoriza a qualidade e a superioridade da raça Nelore", destaca Wilson Brochmann, diretor-proprietário do criatório. 
 
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 
Após a avaliação das fêmeas, a Medalha de Ouro foi conquistada por André Masagão Ribeiro, da Fazenda Ave Maria (Laguna Carapa/MS). 
 
Circuito Nelore de Qualidade 
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.