Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

ABC Cerrado está com pré-inscrições abertas para capacitação e assistência técnica

03 novembro 2016 - 00h00Por Senar

Estão abertas as pré-inscrições ao processo de mobilização do Projeto ABC Cerrado – ação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Produtores, instrutores e técnicos interessados em participar do projeto devem clicar aqui para se inscrever.

O ABC Cerrado conta com US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial. A verba é destinada à disseminação de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e à sensibilização do produtor para que invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores, pela capacitação de instrutores e pelo treinamento dos técnicos que atuarão na assistência técnica e gerencial. As capacitações têm foco em quatro tecnologias ABC: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto; e Florestas Plantadas.

O projeto está sendo desenvolvido em oito unidades da Federação do bioma Cerrado: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí. A meta, para os quatro anos do projeto, é capacitar aproximadamente 12 mil produtores rurais nos sete estados e no DF e levar assistência técnica a 2 mil propriedades em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Maranhão.