Menu
Busca domingo, 20 de setembro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
27ºmax
19ºmin
ExpoMS

Pecuária orgânica é tema de palestras amanhã na Expo MS

04 outubro 2009 - 16h19

Segunda-feira é o dia da produção orgânica e da pecuária sustentável do Pantanal sul-mato-grossense na 1ª Expo MS. Estão programadas quatro palestras com especialistas dos assuntos, que irão explanar aos interessados as vantagens e a importância da produção orgânica na região pantaneira. Não tem taxa de inscrição.

As palestras acontecem no auditório da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho e são realizadas pela ABPO. A primeira palestra acontece às 8h, com o tema, “Pecuária Orgânica Certificada no Pantanal – Uma Experiência de Sucesso”, ministrada por Leonardo Leite de Barros – produtor rural e presidente da ABPO.

Em seguida, às 9h30, é a vez da grande parceira da ABPO, a WWF Brasil, explanar ao público sobre a parceria de sucesso e os processos que envolvem a pecuária orgânica. “Pecuária Sustentável, Nicho de Mercado e Acesso a Mercados na Visão da WWF Brasil”, é palestra que será ministrada por Ivens Teixeira Domingos, analista de Programas de Conservação da WWF Brasil.

Às 10h30, Marcelo Rondon de Barros, consultor técnico da ABPO e diretor da MR Consultoria Rural explana sobre o “Processo de certificação orgânica e programa de auditoria interna (P.A.I.) da ABPO.

Às 14 horas, Flávio Sérgio Arantes Pereira, consultor da Oragnoestye, MBA em Gestão do Agronegócio fala sobre “Adubação Orgânica e a Sustentabilidade do Solo”.

Às 15 horas, o assunto é a “Viabilidade econômica da IATF (inseminação Artificial em Tempo Fixo) no Pantanal”, que será ministrada pelo médico veterinário Carlos Sanchez, gerente de comunicação da Tecnopec.

Às 16 horas, é a vez de Flávio Saldanha, diretor de marketing do Grupo JBS, falar sobre a “Visão da indústria no mercado de carne orgânica”. Após as palestras, o público poderá visitar o Pavilhão Pantanal Sustentável, organizado pela Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO Pantanal Orgânico) e degustar a carne orgânica produzida no Pantanal.

No espaço, que tem 350 metros quadrados, há estandes de empresas e entidades parceiras, além do espaço de convivência, onde acontecerão, ao longo dos dez dias da Expo MS, apresentações musicais, relançamentos de livros sobre o Pantanal e degustação de carne orgânica do Pantanal. “Estamos trazendo um pedaço do Pantanal à 1ª Expo MS.

No pavilhão Pantanal Sustentável o público vai conhecer os processos produtivos da carne bovina orgânica, saber do potencial econômico e ambiental do Pantanal, onde são desenvolvidos projetos de valoração de produtos e serviços sustentáveis, com responsabilidade socioambiental e viabilidade econômica”, explica Leonardo de Barros, presidente da ABPO Pantanal Orgânico.

São parceiros da ABPO no pavilhão Pantanal Sustentável: WWF Brasil, Real H, Unipan, Organoeste, Embrapa Pantanal, SEBRAE, IPP (Instituto Parque do Pantanal), UNIPAN (União dos Pantaneiros da Nhecolândia), UPPAN (União dos Produtores do Pantanal do Nabileque), ACCP MS (Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro de MS), JBS Friboi, Premix, Alpasto Sementes, Associação do Vale do Rio Negro (AVRN), Escola de Qualificação Rural (Equali UFMS), Sociedade de Defesa do Pantanal (Sodepan), Funar, Famasul, Senar, Fibra Morena, MR Consultoria Rural, Coopers, Ferson, Allflex, Alpasto, Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), NovoCanal, Conexão MS, Canal do Boi, Pecuária BR e Agrocanal.

O presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros, ressalta a importância do evento em âmbito nacional: “Nós, sul-mato-grossenses, que temos a maior área de pantanal em nosso território, temos de levantar a bandeira de orgulho do Pantanal. E essa bandeira tem a ver com sustentabilidade. A questão orgânica é uma vocação pantaneira que agrega valor ao produto. Temos música, natureza, culinária, a integração do homem com o cavalo pantaneiro e o modo de vida do homem pantaneiro. Então nossa ideia é levar tudo isso para que as pessoas da cidade entendam essa química”, finaliza ele.

Palestra: Produtos Orgânicos e Pecuária Sustentável do Pantanal Sul-Mato-Grossense

1º Tema: Pecuária Orgânica Certificada no Pantanal – Uma Experiência de Sucesso; Palestrante: Leonardo Leite de Barros – Produtor Rural e Presidente da Associação de Pecuária Orgânica Horário: 08:00 às 09:15 hs

2º Tema: Pecuária Sustentável, Nicho de Mercado e Acesso a Mercados na Visão da WWF – Brasil Palestrante: Ivens Teixeira Domingos – Analista de Programas de Conservação da WWF Horário: 09:30 às 10:15 hs

3º Tema: Processo de Certificação Orgânica e Programa de Auditoria Interna ABPO (P.A.I.) Palestrante: Marcelo Rondon de Barros – Consultor Técnico da ABPO (MR Consultoria Rural) Horário: 10:30 às 11:15 hs

4º Tema: Adubação Orgânica e a Sustentabilidade do Solo Palestrante: Flávio Sérgio Arantes Pereira – Consultor Organoeste / MBA em Gestão de Agronegócio Horário: 14:00 às 14:45 hs

5º Tema: Viabilidade Econômica da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) no Pantanal Palestrante: Médico Veterinário Carlos Sanchez – Gerente de Comunicação TECNOPEC Horário: 15:00 às 15:45 hs

6º Tema: Visão da Indústria no Mercado de Carne Orgânica Palestrante: Flávio Saldanha – Diretor de Marketing do Grupo JBS Horário: 16:00 às 16:45 hs Local: Auditório Acrissul Realização: Associação Brasileira de Pecuária Orgânica - ABPO Promoção: Acrissul