Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2020
Busca
(67) 99826-0686
Campo Grande
32ºmax
19ºmin
Julgamentos

Evento sobre Cavalo Árabe reúne criadores na Expo MS

02 outubro 2009 - 00h00

No sábado, dia 03 de outubro, a Associação dos Criadores do Cavalo Árabe (ACCA) vai realizar julgamento de animais da raça. O evento faz parte da 1ª Expo MS. Haverá cerca de 70 exemplares que serão avaliados quanto a sua conformação e progênie de pai e de mãe.

Além disso, será apresentada a modalidade cross country e disputada uma prova de performance, onde é avaliada a resistência do animal. O diretor da associação, Walter Dias Ribeiro (Waltinho), disse que a introdução de mais um evento do cavalo árabe faz com que Mato Grosso do Sul seja melhor classificado em âmbito nacional entre os produtores da raça.

“Antes nós fazíamos duas exposições por ano, mas nos últimos tivemos apenas uma. Agora, vamos começar a marcar esta data com a segunda exposição do cavalo árabe”, disse. Segundo Waltinho, Mato Grosso do Sul vem se firmando no cenário nacional e internacional como um dos produtores de cavalos árabes com maior qualidade.

Atualmente são cerca de 20 criadores registrados, e muitos outros que têm exemplares em suas propriedades. “Já teve xeique que veio aqui para comprar dois animais e levá-los para Dubai”, relembra. Waltinho destaca que o cavalo árabe é muito procurado devido a sua principal característica, a resistência. “Ele é o pai de todas as outras raças de equinos, e consegue fazer uma prova de 160 quilômetros em velocidade com poucas paradas”.

A associação também promove uma competição de oito etapas para congregar os criadores, cavaleiros e amazonas. A quinta etapa foi disputada no dia 20 de setembro, na fazenda Itaporã, que fica no distrito de Anhandui.