Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Expogrande

Maia pede mobilização da bancada federal para trazer Lula à Expogrande

14 janeiro 2010 - 14h15Por Jefferson da Luz - Via Livre Comunicação

Na manhã de hoje, o deputado federal Vander Loubet (PT) esteve na sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e adiantou que vai mobilizar a bancada federal para a realização da 72ª edição da Expogrande -que acontece de 18 a 28 de março- e também trazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a abertura. 

“O deputado é uma pessoa que sempre nos ajuda em Brasília. Estamos para realizar o evento mais importante do nosso calendário, e a participação do governo é muito importante para essa festa”, disse o presidente da Acrissul, Francisco Maia. “Além disso, como a feira será internacional, queremos contar com o deputado para mobilizar a bancada para trazer o presidente Lula. Porque a presença dele, com certeza, chancela nosso evento significativamente”, completou.

A intenção dos organizadores da Expogrande é de que os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, também estejam aqui para a cerimônia oficial de abertura. Lula já participou de uma delas, em 2003, no primeiro ano de seu primeiro mandato.

“Vamos ver como a bancada pode contribuir. E, com certeza, queremos que o presidente Lula venha. A ideia é estender o convite para os presidentes dos países vivinhos, Bolívia e Paraguai. Seria um encontro inédito”, disse Loubet.

O mercado - O deputado elogiou a iniciativa de internacionalizar a feira e defendeu a proposta pois, segundo ele, esta é uma forma “inteligente” de fortalecer ainda mais o Mercosul (Mercado Comum Sul).

“Hoje, o mundo é globalizado. Há produtores brasileiros com áreas tanto na Bolívia quanto no Paraguai. E o Brasil, assim como Mato Grosso do Sul, ocupa uma posição estratégica dentro desse bloco econômico. Nós temos uma intensa relação comercial com esses países e a feira é mais um evento para potencializar esse intercâmbio”, avalia o parlamentar.

Na ocasião, Maia lembrou que o governo federal sempre ajudou na realização da Expogrande e destacou que o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), a Petrobras e o Banco do Brasil sempre estão presentes no evento.

A proposta da Expogrande 2010 é que, não apenas criadores venham visitar a feira, mas que eles tragam seus animais e exponham aquilo que há de melhor em seus países. Para isso, algumas questões sanitárias têm de ser resolvidas, o que já está sendo feito.