Menu
Busca terça, 09 de março de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
31ºmax
21ºmin
Expogrande

Asmaco promove Simpósio de Ovinocultura neste sábado na Expogrande

06 abril 2018 - 01h00Por Assessoria de Imprensa da Acrissul | Expogrande

O 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura, que será realizado nos dias 6 e 7 de abril, este ano tem como tema “Atualidades na Seleção Animal – Como e para quê?”. Com um rebanho que chega a quase 500 mil ovinos em Mato Grosso do Sul, o Simpósio evolui a cada ano desde o seu início, conforme a produção de ovinos vem avançando no Estado. “Já falamos de sanidade, de produção, manejo, pastagem, comércio da carne, genética e neste ano vamos abordar a seleção animal”, informou a diretora, que também é médica-veterinária.

Em 16 anos, com palestrantes gabaritados para abordar assuntos relacionados a ovinocultura, o objetivo da Asmaco é fazer com que pequenos, médios e grandes produtores, estudantes e pessoas interessadas comecem a investir em ovinos para fazer o direcionamento correto para a atividade. Neste ano, o evento conta com o apoio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

A ovinocultura de Mato Grosso do Sul está tradicionalmente inserida na atividade pecuária pela presença de rebanhos mantidos juntamente com a bovinocultura de corte. Assim, muitas propriedades têm ovelhas criadas sem fins comerciais, mas que, informalmente, geram receitas não contabilizadas pelos produtores rurais.
 
Ao longo desses anos, o Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura vem apresentando palestras sobre temas relevantes da cadeia produtiva de ovinos, a divulgação de tecnologias disponíveis, de resultados de pesquisas realizadas no sistema produtivo e de informações pertinentes ao setor. Tudo isso aliado à troca de experiências e captação de demandas de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto aos produtores, possibilitando a articulação e organização do setor para que se tenha escala de produção e regularidade de oferta.
 
Programação
A programação do 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura começou no dia 6 de abril com uma visita técnica à Fazenda Perdizes, no município de Jaraguari (MS), onde os participantes serão recepcionados às 7h30. Logo depois, às 8 horas, será feita a apresentação do rebanho da propriedade rural e, às 8h30, a especialista Dayanne Martins fará uma palestra sobre os critérios de seleção das fêmeas.
 
No dia 7 de abril, a partir das 7h30, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), será aberto o 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura pelo presidente da Asmaco, Luiz Roberto Silveira Maia, pela primeira-secretária Ana Cristina Andrade Bezerra, e pelo diretor-técnico Fernando Alvarenga Reis.
 
Logo em seguida, será realizada a palestra “Registro Genealógico – Fundamentos e Importâncias em Ovinos”, proferida pelo superintendente do registro genealógico da Arco, Edemundo Ferreira Gressler. Depois teremos a palestra “Características Genéticas Ligadas à Produção – Levantamento no Rebanho de Mato Grosso do Sul”, com a doutoranda pela UFMS Catherine Cecília Walker.
 
A última palestra será sobre o tema “Seleção Animal Dirigida para Resultados – Ovinocultura em Foco”, com a zootecnista Dayanne Martins Almeida, que é técnica de pesquisa de campo e desenvolvimento da Wairere Rams, da Nova Zelândia. Ao final do 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura será realizada uma mesa redonda com os palestrantes e convidados, tendo como moderador o médico-veterinário Gelson Feijó, que é pesquisador da Embrapa Gado de Corte.