Menu
Busca terça, 01 de dezembro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
33ºmax
24ºmin
Agricultura

Mapa contribui para garantia da segurança alimentar, diz secretário de Política Agrícola

16 outubro 2009 - 00h00Por MAPA

“O Ministério da Agricultura tem uma forte atuação para que o País produza alimentos em quantidade, qualidade e preços acessíveis para atender a população brasileira e a mais de 180 países”, reforça o secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, ao comentar as ações do órgão que contribuem para a segurança alimentar, tema do Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira (16).

          Guimarães explica que, para estimular o aumento da produção agrícola e garantir o abastecimento interno, o governo oferece crédito, subvenção ao seguro rural e apoia a comercialização da safra, permitindo que o produtor tenha renda condizente com sua atividade e que o alimento chegue à mesa do brasileiro.

          Para a safra 2009/2010, que está começando, o governo ampliou em mais de 40% o crédito rural disponível e, em 37%, o apoio à comercialização. Os recursos são utilizados no plantio, colheita, aquisição de máquinas, acesso ao seguro rural e ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), formação de estoques públicos, garantia de preços mínimos ao produto e logística de abastecimento.

          “Após um ano de crise financeira mundial, quando houve retração dos financiamentos privados para a agricultura, o Ministério da Agricultura reforçou o crédito e antecipou as medidas para o setor em um mês em relação ao que normalmente ocorre”, completa o secretário de Política Agrícola. A atuação do Mapa e as melhores perspectivas para a economia já se refletem na nova safra. O primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo 2009/2010 aponta crescimento de mais de 4% na produção de grãos, em comparação com a safra 2008/2009, superando 140 milhões de toneladas. 

          Dia Mundial da Alimentação - Instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em 150 países. Para marcar a data, a entidade realizou, em Brasília, nos dias 13 e 14, o seminário Exigibilidade do direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. Durante o evento, pesquisadores, promotores de justiça, militantes de direitos humanos e gestores de programas e ações de segurança alimentar, além de autoridades governamentais, discutiram a construção de um sistema nacional de segurança alimentar no Brasil.

        Saiba mais sobre o Dia Mundial da Alimentação no site:  www.fao.org        

        Mais informações sobre o apoio do Ministério da Agricultura à produção agrícola no site:  www.agricultura.gov.br