Menu
Busca sábado, 24 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
29ºmax
23ºmin
Agricultura

FCO Agricultura Familiar vai a Eldorado, M. Novo e Naviraí/MS

23 outubro 2009 - 00h00Por MS Notícias

Programa FCO Agricultura Familiar, criado pelo governo André Puccinelli especialmente para o atendimento do pequeno produtor rural, visitará nos dias 27 e 28 de outubro os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Naviraí. O projeto conduzido ao lado do Ministério da Integração (MI), do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), prefeituras e câmaras de vereadores da região, está voltado a produtores que tenham renda bruta anual de até R$ 300 mil.


Segundo a Secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o programa pretende ampliar o acesso ao crédito neste segmento importante da agropecuária sul-mato-grossense. Ela lembra que a condução integrada do FCO Itinerante - unindo esforços do governo federal, estadual e municipal - contribui para que os muitos desafios, dentre eles o de ampliar o acesso ao crédito, sejam superados. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento destes núcleos produtivos, massificando o acesso aos recursos oriundos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO)” declarou.


O secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, enfatiza que embora nestes três municípios existam 1.081 famílias de agricultores familiares, apenas alguns têm tido acesso e êxito nos financiamentos. Engel adiantou que a elaboração e condução de bons projetos financiáveis – outro grande desafio – já conta com apoio estratégico da Agraer. “Não estamos somente levando informação de que é o FCO, ou, como se faz para obter financiamento”, e pontua, “o setor precisa de bons projetos, e vamos construir esta ação em sintonia com as políticas públicas locais, regionais e federais”.


O coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS) junto a Seprotur, Carlos Gonçalves, concorda com a secretária. Ele pontua que o primeiro passo para superar os desafios do crédito no setor, é dado justamente quando o Estado e produtores debatem o assunto durante a programação do FCO Itinerante, e os municípios, já estão se organizando e fortalecendo a discussão sobre suas políticas locais. “Os conselhos municipais de desenvolvimento rural têm participado ativamente das reuniões do FCO Itinerante, apontando alternativas e equacionando os desafios junto ao poder público local”, conclui.


Programação
Em Naviraí, a programação acontece das 13h30 as 16h00 do dia 27, na Câmara de Vereadores, localizada à Av. Bataguassu, 900. Já em Eldorado, a reunião será das 8h30 as 11h00 do dia 28, na Câmara de Vereadores, localizada rua Irmã Aristela, 800. Encerrando a programação em Mundo Novo, o evento, também no dia 28, será das 13h30 as 16h00 na Câmara de Vereadores, localizada à Av. Adjalma Saldanha, 859.

Promotores
Ao lado do governo federal, estadual e municipais da região, também são parceiros do evento as Federações da Agricultura e Pecuária (Famasul), e dos Trabalhadores (Fetagri), Agraer, Associações Comerciais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentáveis (CMDRS´S), Sindicato Rural e sociedade civil organizada da região.