Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
25ºmin
Pecuária

Circuito Pecuário realizado durante Intercorte destaca desafios do setor produtivo

21 julho 2016 - 15h25Por Aline Oliveira | Sistema Famasul
Circuito Pecuário realizado durante Intercorte destaca desafios do setor produtivo

“O produtor do futuro é um gestor de dados e decisões e, por isso, precisa estar em permanente evolução, se renovando e aprendendo sempre. Além disso, a economia global exige que o agronegócio tenha cada vez mais precisão e eficiência para acompanhar a demanda da sociedade por produtos e serviços”. A afirmação feita pelo palestrante José Luiz Tejon, na 4ª edição do Circuito Pecuário do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS resumiu os conteúdos debatidos nesta quarta-feira (20), durante o primeiro dia do Circuito Intercorte, realizado no Centro de Convenções Albano Franco.

Com o tema ‘Os desafios dos produtores rurais. O presente é o resultado do futuro’, o especialista em comunicação apresentou os principais desafios que o empresário do campo enfrenta para aperfeiçoar sua produção e se manter no mercado. “Ninguém vai para o futuro sozinho então, a palavra de ordem é o associativismo, dando enfoque ao trabalho cooperado e organizado. Outro entrave que temos de vencer é a questão da logística que vai muito além de estradas, ferrovias e portos. Para que o setor conquiste maior velocidade de informação e gestão é necessária a melhoria do sistema de telecomunicação em todos os cantos do país”, argumentou Tejon.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a participação da comunidade nas etapas do circuito pecuário reforçam o interesse de produtores, pesquisadores e acadêmicos em buscar informações sobre o setor que sustenta a economia do país. “O evento promovido pela Federação já esteve em Camapuã, Paranaíba e Nova Andradina. Agora, depois de Campo Grande, os próximos itinerários devem ser Corumbá e região sul do estado. Agradecemos a participação do nosso palestrante por trazer tanta informação ao público e reforçamos nosso compromisso institucional de compartilhar e promover capacitação a todos os atores envolvidos no setor agropecuário”, observou.

Saito aproveitou a oportunidade para agradecer a presença da diretoria do sistema Famasul, representantes do setor agropecuário e dos sindicatos rurais dos municípios de: Anaurilândia,  Bandeirantes, Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Camapuã, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Miranda e Três Lagoas.

Opinião de quem entende - Na avaliação da produtora rural Dora Bileco que assistiu a palestra, o evento de uma forma geral (Intercorte) trouxe muita informação e tecnologia sobre o setor pecuário, o que é fundamental em tempos de mercado competitivo. “Estou satisfeita com o conteúdo apresentado aqui e percebo o aumento da participação de público. Isto é importante para dar visibilidade à agropecuária e o conhecimento para sociedade, sobre a importância do setor produtivo. Neste sentido, entidades como a Famasul e o Senar suprem a necessidade de atualização dos produtores oferecendo eventos como este”, ressaltou.

Entre as várias reflexões apontadas pelo comunicador, o enfrentamento de crises foi uma das considerações que melhor conceituam o atual momento econômico. “Não devemos temer a crise, pois, é um processo que faz parte da história evolutiva da humanidade. Vários períodos da história foram marcados por grandes transformações e, apesar dos infortúnios que a população brasileira enfrenta, temos a comprovação que continuamos a crescer. E o melhor exemplo que podemos apresentar vem do agronegócio”, concluiu.

O Circuito Pecuário – Sistema Famasul, promovido pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, compõe a programação da Beef Week MS – o evento mais consistente da pecuária de corte de Mato Grosso do Sul, que acontecerá entre os dias 18 e 24, com a participação de 39 restaurantes. Além disso, Campo Grande sediará o Circuito InterCorte, nos dias 20 e 21 deste mês.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados