Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Veterinários de Hong Kong auditam inspeção sanitária brasileira

11 dezembro 2017 - 00h00Por Mapa
Uma missão veterinária de Hong Kong inspecionará frigoríficos produtores de carne bovina, suína e de aves, a partir desta segunda-feira (11) até a próxima quinta-feira (14). No roteiro sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão auditados quatro frigoríficos no estado de São Paulo. Os chineses também foram convidados a visitar uma propriedade no interior paulista e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Campinas, São Paulo.
 
Luís Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, disse que “Hong Kong é um grande mercado para a carne brasileira. Apesar dos problemas registrados com a carne do Brasil em 2017, foi um dos clientes mais compreensivos. Não bloqueou nossas exportações, mas fez uma série de exigências de verificação, o que era de se esperar”.
 
Dados do sistema Agroestat do Mapa registram que o Brasil embarcou US$ 14,2 bilhões em carnes para Hong Kong em 2017.
 
A meta de Hong Kong é entender melhor a inspeção sanitária brasileira e propor ao Mapa uma lista inicial de empresas aptas a exportar. 
 
“Eles querem ter a certeza de que as plantas que vendem carne para Hong Kong estão sob a vigilância do Ministério”, esclareceu Rangel. “Ontem (7) participei de videoconferência com as autoridades sanitárias daquele país para apresentar as credenciais do Brasil. Espero que a missão veterinária retorne a Hong Kong confiante no sistema de defesa sanitária brasileiro”.
 
Chile
Nesta semana chegam ao Brasil veterinários do Chile para fazer auditorias em abatedouros de suínos e aves de Santa Catarina. Está prevista a fiscalização em sete frigoríficos. Os chilenos permanecem em Santa Catarina de 11 a 21 de dezembro.