Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Notícias

Venda externa de carnes em novembro já supera 2017

27 novembro 2017 - 00h00Por Agrolink

Entre os dias 12 e 18, terceira semana de novembro, a receita média diária das exportações de carnes in natura avaliada pelo quesito dos dias úteis (quatro dias úteis) apresentou recuperação em relação à média diária da semana anterior (quase 15% a mais), mas permaneceu aquém do que foi registrado nos dois primeiros dias úteis do mês (um resultado então elevado, que pode ser atribuído a sobras do mês de outubro).

O fato é que, completados onze dos vinte dias úteis de novembro, 55% do total, a receita média diária das carnes se encontra em US$68,514 milhões, valor que supera em 4% e 21,5% a receita média do mês anterior e do mesmo mês do ano passado, além de se colocar como o melhor resultado dos últimos 13 meses.

Isto, porém, só beneficia integralmente a carne bovina. Pelo menos por ora. Pois se atingir o volume previsto de 124,5 mil toneladas, estará registrando não só aumento de 4,6% e 64% (!) sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês do ano passado, como também terá atingido o maior volume da história.

A carne suína – cujo desempenho atual projeta exportação mensal próxima de 52 mil toneladas – registrará, neste caso, aumento de 6% sobre o mês anterior, mas redução de 11% sobre novembro de 2016.

Já as quase 302 mil toneladas estimadas para a carne de frango significarão redução de, praticamente, 10% sobre outubro último e aumento ligeiramente superior a 3% em relação a novembro/16.

No tocante ao preço obtido no mercado internacional, as três carnes permanecem em relativa estabilidade comparativamente ao mês anterior. Porém, em relação a novembro de 2016, as carnes suína e bovina enfrentam redução (de 7,6% e 3,7%, respectivamente), enquanto a carne de frango sinaliza aumento de, aproximadamente, 8%.

A registrar, por fim, que - mantidos os desempenhos atuais - a carne bovina deve obter no mês receita cambial superior à da carne de frango – ocorrência que, não sendo inédita, é bastante rara na história das exportações brasileiras de carnes. 

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida