Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
29º
Notícias

Vacinação contra febre aftosa começa de forma unificada em MS

03 novembro 2016 - 14h09Por Sistema Famasul
Vacinação contra febre aftosa começa de forma unificada em MS

Começou nesta terça-feira (1º de novembro), a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A campanha realizada pelo Governo de MS, acontece simultaneamente nas três grandes regiões do estado que são Planalto, Pantanal e Fronteira É a primeira vez que a campanha acontece de forma unificada, atendendo a uma demanda do Sistema Famasul -  Federação da Agricultura e Pecuária de MD. A meta do Governo de MS é de imunizar 10 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, até o dia 30 de novembro.

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, lembrou da sensibilidade do Governo do Estado em atender uma necessidade do produtor rural. “Temos acima de 99% de cobertura vacinal, por causa de uma postura de Estado que tem trabalhado em cima deste número e conta com a parceria de entidades privadas. Ressalto a sensibilidade do Governo do Estado para entender a importância da equivalência de vacinação, em unificar as datas. Isto facilita o trânsito de animais”, explica.

O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, falou da prioridade da defesa sanitária. “A campanha traduz a atenção que devemos ter com a defesa sanitária animal. Fazemos divisa com cinco estados e fronteira com dois países, posição geográfica que nos coloca em risco, caso não tomemos medidas adequadas no momento certo. Todo esforço em imunização é fundamental tendo em vista que a base da economia de Mato Grosso do Sul é atividade agropecuária”, alerta.

Há uma década, o Estado não tem registro de aftosa, o que para o chefe-geral da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, é resultado da evolução da ciência e do empenho do produtor. “Graças a evolução da ciência e tecnologia, somos referência nacional em pesquisas voltadas para gado de corte. Em termo de qualidade da carne, o estado 70% acima da nacional, resultado das políticas públicas, da ciência, do papel desempenhado pelo pecuarista”, ressalta.

A campanha de vacinação é realizada pelo Governo do Estado de MS, por intermédio da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar - e tem parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Embrapa; Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, do Sistema Famasul, da Acrissul – Associação dos Criadores de MS e da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

Também participaram do lançamento, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes; diretor executivo da Federação, Lucas Galvan; presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini; diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta; presidente do  Sifems - Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários de MS, Kelcilene Martinez; chefe da divisão de defesa Agropecuária, Juliana Fernandes; gerente de mercado do Banco do Brasil, André Riceto.