Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
PAÍS EM GUERRA

Ucrânia enviou cerca de 5,3 mi de t de produtos agrícolas sob acordo

O país, um grande produtor e exportador global de grãos, embarcou até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes da guerra contra a Rússia

29 setembro 2022 - 12h25Por Canal Rural

Até agora, 231 navios com 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas a bordo deixaram a Ucrânia. Isso faz parte de um acordo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Turquia para desbloquear portos marítimos ucranianos. A informação partiu do Ministério da Infraestrutura ucraniano, país que está em guerra contra a Rússia desde fevereiro.

O ministério disse que nove navios com 345.300 toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos ucranianos do Mar Negro na terça-feira (27), incluindo o navio emborcado Maran Excellence, que está carregado com 115.000 toneladas de alimentos.

As exportações de grãos da Ucrânia caíram depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro e bloqueou seus portos no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio. A Ucrânia, um grande produtor e exportador global de grãos, embarcou até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes da guerra.

Três portos do Mar Negro foram reabertos sob um acordo assinado em 22 de julho por Moscou e Kiev e o ministério disse que esses portos podem carregar e enviar ao exterior 100-150 navios de carga por mês. As informações são da Agência Reuters.