Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
INTERCÂMBIO

Técnicos da Conab participam de troca de experiências com o USDA

O grupo conheceu como são realizados os trabalhos de produção e elaboração de dados produzidos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

28 setembro 2022 - 08h19Por Mapa

De 10 a 23 de setembro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participaram de intercâmbio no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O grupo conheceu como são realizados os trabalhos de produção e elaboração de dados produzidos pelo departamento, entre eles os relatórios mensais da safra americana.

A visitação faz parte do Programa de Intercâmbio Cochran Fellowship Program, promovido pelo governo dos Estados Unidos. Nas visitas, em Washington e St. Louis, os colaboradores da Companhia puderam conhecer desde o processo de pesquisa para coleta de dados realizados pelo USDA até o processamento das informações obtidas. Muitos desses processos são adotados nos Estados Unidos desde a década de 1960. 

"Tivemos a oportunidade de ver como o fechamento dos números acontece. Vimos as amostras que são utilizadas, como eles criam essas amostras, os questionários e como eles tratam esses dados", Lucas Fernandes, analista de Dados e Estatística Orientados à Agropecuária da Conab. Na oportunidade, também foram realizadas visitas de campo a uma propriedade rural e a um armazém.

“Esta é uma oportunidade para observarmos as principais diferenças entre a metodologia americana e a brasileira e analisar aquilo que podemos aplicar de melhores práticas à nossa realidade, aos nossos sistemas de levantamento de dados, de produção de estatísticas e incluir nos nossos processos de forma a aprimorar o nosso trabalho e aumentar, ainda mais, a acurácia e, consequentemente, a credibilidade dos nossos números", pondera o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

O objetivo do programa de intercâmbio é oferecer capacitação em inteligência agrícola para profissionais da área da agricultura de países emergentes, bem como fortalecer e aprimorar os vínculos comerciais entre os países e os interesses agrícolas nos Estados Unidos. Também integraram a equipe o gerente de Produtos Agrícolas da Conab, Sérgio Santos; o gerente de Sistemas de Produção e Preços, Rodrigo Souza; a assistente da Superintendência de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta, Sued Caldas, além de um representante do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (lmea) e um integrante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/ RS).